LUTAS PELA SAÚDE DOS SERVIDORES, MANUTENÇÃO DE DIREITOS E REPOSIÇÃO SALARIAL MARCAM AÇÕES DO SINDJUSTIÇA CEARÁ EM 2020

Notícias

Sindicato faz balanço das principais ações realizadas no ano; destaque para as lutas travadas durante a quarentena e o uso da tecnologia para manter o contato próximo aos servidores

2020 não foi um ano fácil para ninguém. Já em março, o novo coronavírus começou a se disseminar pelo Ceará e obrigou a todos a se isolarem em suas casas como a principal forma de conter o avanço do vírus no estado. Os servidores do Judiciário estadual tiveram que realizar teletrabalho e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) continuou funcionando remotamente.

Apesar do ano atípico, muitas lutas foram travadas pelo sindicato em defesa dos servidores do Judiciário estadual durante esses doze meses. Muitas delas pela preservação da saúde e da vida da categoria, como quando o sindicato solicitou o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a realização de testes na volta aos trabalhos presenciais, e outras pelo avanço na conquista de direitos dos servidores, como na ocupação do gabinete do Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), antes da pandemia, para exigir diálogo durante a Campanha Salarial.

Além das lutas, a diretoria do sindicato conseguiu se adaptar rapidamente à nova realidade e utilizou a tecnologia para se comunicar e se aproximar dos servidores, através do site, das redes sociais e das plataformas de reuniões on-line. Dessa forma, conseguiu realizar a Campanha Servidores Públicos Unidos Para Salvar o Brasil, que contou com a participação de cerca de 100 servidores que mandaram suas fotos em home office e exigiram que o TJCE disponibilizasse equipamentos adequados para a realização das atividades. Além de realizar lives semanais com temas de interesse da categoria e finalizar o ano com um ato virtual pelos dois anos de retrocessos no TJCE com a administração do Desembargador Washington Araújo.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por causa da pandemia, o SindJustiça Ceará permaneceu lutando pelos interesses dos servidores e espera que em 2021, a categoria continue a somar em todas as ações do sindicato. Mas, enquanto o próximo ano não chega, o sindicato relembra as lutas e ações em destaque que foram realizadas durante o ano de 2020. Confira!

CAMPANHA SALARIAL 2020

Antes da pandemia chegar ao Ceará, o sindicato iniciou sua Campanha Salarial 2020: Valorizar o Servidor é Questão de Justiça! a todo vapor. Com as bandeiras da reposição salarial, auxílio-saúde, contra a Reforma Administrativa e pela Reforma do PCCR, o sindicato chegou a visitar os desembargadores da casa e ocupar o gabinete do Presidente para tentar abrir diálogo com a administração. Infelizmente, a pandemia atrapalhou as ações do sindicato e o Presidente do TJCE prometeu o reajuste salarial e o auxílio-saúde, mas finaliza o ano sem cumprir suas promessas (clique aqui). Confira algumas notícias:

SindJustiça solicita audiência com Presidente do TJCE (clique aqui)

Em ação realizada no Gabinete da Presidência, diretoria do SindJustiça cobra negociação com o TJCE (clique aqui)

Campanha Salarial: Sindicato se reúne com desembargadores e Vice-Presidente do TJCE (clique aqui)

SindJustiça realiza rodas de conversa com servidores das SeJud’s do Fórum Clóvis Beviláqua (clique aqui)

Assembleia delibera plano de lutas da Campanha Salarial 2020 (clique aqui)

LUTAS DA QUARENTENA

Os servidores foram obrigados a realizar teletrabalho após o decreto estadual que exigia a quarentena no estado. Muitos foram pegos de surpresa ao não ter os equipamentos necessários para o trabalho remoto. A luta pela disponibilização dos computadores foi parcialmente vitoriosa após o Tribunal disponibilizar alguns equipamentos depois da reivindicação do sindicato. A preservação da saúde dos servidores que retornavam ao trabalho presencial foi outra luta do sindicato, assim como contra as metas absurdas da GAM. 

Para a organização e efetivação dessas lutas, os encontros on-line através de plataformas como Zoom e Google Meet foi a alternativa encontrada pela diretoria. Os diretores chegaram a se reunir com os servidores de todo o estado, com deputados e com representantes do Tribunal.

Confira algumas notícias.

Servidores alegam falta de equipamento para atuarem em regime de teletrabalho (clique aqui)

Diretoria do SindJustiça realiza reunião e aponta soluções de luta durante quarentena (clique aqui)

SindJustiça realiza reunião virtual com Deputado Renato Roseno (clique aqui)

SindJustiça protocola pedido de EPIs e desinfecção de fóruns na volta aos trabalhos presenciais (clique aqui)

SindJustiça participa de reunião com representantes do TJCE (clique aqui)

Metas da GAM preocupam servidores; TJCE precisa se posicionar (clique aqui)

Sindicato solicita que TJCE adquira testes rápidos (clique aqui)

Sindicato formula abaixo-assinado contra retorno das atividades presenciais (clique aqui)

SindJustiça Ceará disponibiliza requerimento para manutenção do trabalho remoto (clique aqui)

SindJustiça realiza reunião com Deputado Federal Célio Studart (clique aqui)

Servidores se reúnem com sindicato para discutir retorno ao trabalho presencial (clique aqui)

GAM: SindJustiça empreende esforços para assegurar pagamento integral (clique aqui)

SindJustiça realiza ato virtual contra 02 anos de retrocessos no Judiciário estadual (clique aqui)

LIVES, REDES SOCIAIS E AÇÕES CULTURAIS

Um dos marcos dessa quarentena foram as lives, uma forma encontrada por artistas, empresas, entidades e movimentos para continuarem seus trabalhos. O SindJustiça Ceará logo se encaixou ao formato e iniciou uma série de lives com a presença de especialistas para debater temas como a saúde mental durante a quarentena e a flexibilização de direitos durante a pandemia. Além dessas lives semanais, o sindicato também realizou a histórica live de São João e uma live show com a cantora Jord Guedes e As Ritas.

Junto com as lives, o sindicato utilizou as redes sociais e o seu site como principal maneira de integrar os servidores. Entre as ações realizadas estão charges, teatro de bonecos e uma campanha de valorização dos servidores públicos. A Campanha Servidores Públicos Unidos Para Salvar o Brasil encheu as redes sociais do sindicato com fotos e vídeos de servidores para denunciar a utilização de equipamentos próprios para o teletrabalho, inclusive com servidores pegando emprestado ou comprando equipamentos, e para mostrar para a sociedade que a justiça não parou.

Servidores Públicos Unidos Para Salvar o Brasil (clique aqui)

SindJustiça e Unimed Ceará realizam live sobre saúde do servidor (clique aqui)

Flexibilização de direitos é discutida em live do SindJustiça (clique aqui)

São João Virtual integra servidores durante quarentena (clique aqui)

Justiça Para Quem? Sindicato lança 2ª parte do documentário que denuncia precarização de comarcas (clique aqui)

Live cultural apresenta show com músicas sobre luta das mulheres e arrecada doações (clique aqui)

OUTRAS AÇÕES

Além das citadas acima, outras ações foram feitas pelo sindicato antes e durante a pandemia, como a campanha de recadastramento de filiados, que distribuiu kits para quem realizou o recadastro e continua ativa, com o link do formulário ainda disponível (https://forms.gle/P4NpasTiPE6UWiVP8) e com a distribuição de kits prevista para continuar em 2021, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia. Outro destaque foi o protesto na Assembleia Legislativa contra o Projeto de Lei que criou cargos comissionados no TJCE, realizado agora em dezembro. Confira alguns destaques abaixo.

Palestra e distribuição de rosas marcam comemoração do Dia Internacional da Mulher (clique aqui)

SindJustiça Ceará realiza campanha de recadastramento de sindicalizados (clique aqui)

Sindicato inicia série de visitas aos servidores lotados no interior (clique aqui)

SindJustiça Ceará realiza Assembleia Geral para tratar de temas como a Reforma Administrativa (clique aqui)

SindJustiça Ceará protesta contra Projeto de Lei que cria cargos comissionados (clique aqui)

O coordenador-geral do SindJustiça Ceará, Roberto Fontenele, gravou vídeo falando sobre as principais lutas de 2020. Confira abaixo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!