SINDJUSTIÇA E UNIMED CEARÁ REALIZAM LIVE SOBRE SAÚDE DO SERVIDOR

Entrevista com psicóloga e fisioterapeuta visou esclarecer a respeito sobre os impactos do teletrabalho e da pandemia no bem-estar dos servidores

Pensando na saúde do servidor durante este momento de quarentena, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), em parceria com a Unimed Ceará, realizou na tarde desta segunda-feira (04/05) uma live com dois profissionais de saúde para discutir o Impacto do Teletrabalho e da Pandemia na Saúde do Servidor. A entrevista foi transmitida ao vivo no Facebook do sindicato.

Participaram da live a psicóloga Milena Sobral e o fisioterapeuta Felipe Genuca, bem como a jornalista Marina Valente para mediar a entrevista e o Coordenador de Imprensa do sindicato, Iderlandio Morais, para comentar os assuntos debatidos e relacionar com a realidade dos servidores do Poder Judiciário estadual cearense.

Durante sua fala, a psicóloga explanou sobre as emoções que podem afetar o humor das pessoas e tem dificultado a adaptação a essa condição que todos estão passando, além de como se prevenir e tratar todas essas questões que podem afetar a saúde do servidor. “A pessoa precisa estar atenta ao gatilho que desencadeia essas reações. Precisamos criar equipamentos de proteção mental”, comenta.

Sobral ainda afirmou que existe uma série de estratégias que podem ajudar a combater a solidão durante esse momento e às condições que podem estar afetando o psicológico das pessoas. Uma das atitudes que pode ser feita é manter sempre o contato com as pessoas, mesmo que de forma virtual. Segundo a psicóloga, devemos “estar com pessoas, apesar de termos essa barreira física, mas precisamos aumentar nossa rede de apoio, fortalecer ainda mais […] Buscar esse network, pedir ajuda às pessoas”.

O fisioterapeuta, Felipe Genuca, falou das questões que afetam o bem-estar físico do servidor durante o teletrabalho. Segundo ele, todos foram pegos de surpresa e nem todo mundo tem o mobiliário e recursos adequados para passar todas as horas necessárias no trabalho sem evitar lesões ou danos ao corpo. “Em casa não estamos preparados para essa realidade que estamos vivenciando. Nós talvez não tenhamos uma cadeira regulável ou com apoio de braços e costas ideais. Ou talvez não tenhamos um computador que tenha um apoio para que eu possa visualizar melhor e evitar que eu abaixe ou eleve muito meu pescoço. Tudo isso influencia bastante na nossa saúde”.

O Coordenador de Imprensa do sindicato, Iderlandio Morais, relembrou um pouco sobre a realidade que os servidores do Poder Judiciário estadual cearense estão passando com o teletrabalho. Morais disse que os servidores acabam agindo de diversas maneiras nesse momento de confinamento. E para fugir um pouco do problema que estamos passando, tem gente que acaba encontrando uma fuga no trabalho, fato que se explica com o aumento de produtividade mesmo sem as melhores condições para exercer com excelência o trabalho. “Tem gente que já me relatou que está trabalhando 10/12 horas por dia, quando na realidade a carga horária é de 7 horas. Então isso pode gerar problemas futuros, seja no aspecto físico ou psicológico e até mesmo em relação ao trabalho”.

O coordenador ainda mandou um recado para os servidores para que todos estejam unidos durante esse momento de dificuldade: “Enquanto categoria a gente precisar estar mais unido […] Em primeiro lugar a gente tem que preservar a vida, a gente precisa lutar para que a gente possa superar esse momento de dificuldade, esse momento tão difícil na história da humanidade […] para que a gente possa passar por essa fase com o mínimo de dano possível”, complementa.

Confira no link a live completa: