SINDJUSTIÇA CEARÁ REALIZA REUNIÃO VIRTUAL COM O DEPUTADO ESTADUAL RENATO ROSENO

Impactos sociais da crise ocasionada pela pandemia de Coronavírus e defesa dos trabalhadores foram principal tema da reunião

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (02), uma reunião virtual entre a diretoria executiva do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) e o Deputado Estadual Renato Roseno (Psol), para conversar sobre as ações do parlamentar e a campanha em defesa do serviço público neste período de epidemia do Coronavírus.
O coordenador Geral do sindicato, Roberto Eudes, abriu a reunião falando que o poder judiciário não ficou paralisado e que os servidores estão trabalhando em regime de teletrabalho. Eudes falou sobre a campanha que está sendo desenvolvida pelo sindicato sobre a defesa do serviço público, em que os servidores são a linha de frente no combate ao Coronavírus.

Outro destaque dado pelo dirigente foi o da campanha de solidariedade criada pelo SindJustiça onde vão ser recolhidos valores através de meio virtual para a compra de cesta-básica para as famílias necessitadas no Ceará.

Em seguida, Renato Roseno, expôs que na atual situação, o Brasil corre um risco de entrar em uma depressão, situação pior que uma recessão, já que o Brasil desde os anos 90, está num processo de desindustrialização, se tornando num exportador de comodities. “O que segurava a economia era a renda das famílias, com a Covid-19, nós temos o perigo da Depressão que é decrescer a economia”.
Ele também informou, sobre a agenda do Poder Legislativo, com a defesa da suspensão do pagamento dos consignados e que seu mandato está apresentando projetos para isentar de impostos produtos de higiene; impedir o corte de água, luz e internet no período de isolamento social e um plano de contingência para idosos, crianças e privados de liberdade. Além disto, tratou sobre a proposta de antecipação da parcela do 13º de salários para os servidores estaduais e na votação, que deve ocorrer na sexta-feira, do projeto de decretação de calamidade pública.
Após o final da exposição do deputado, Roberto Eudes, afirmou que o parlamento estadual deveria se posicionar para que os bancos não saiam ilesos desta crise e que deem a sua parcela de contribuição para a sociedade.
O coordenador geral, sugeriu que a Assembleia Legislativa escute os planos de saúde para saber quais são os planos para o enfrentamento para a Covid-19 e contou que o sindicato está em busca da unidade entre entidades sindicais para debater a situação da pandemia e realizar ações na defesa dos trabalhadores. Desta forma, foi pedido o apoio do parlamentar pra intermediar a incorporação dos trabalhadores e sindicatos nos comitês de crise.
Em seguida, o coordenador de formação, Pedro Helker expôs que os servidores do poder judiciário estão trabalhando em regime de teletrabalho para a manutenção das atividades, tornando o que antes era facultativo em obrigatório, mas que muitos servidores tiveram que comprar máquinas, dando uma contribuição para o poder judiciário não parar.
Ainda segundo Helker, a entidade está se reunindo com o departamento jurídico para que não ocorram perdas de direitos da categoria.
Por fim, o deputado se colocou à disposição do sindicato para, inclusive, ajudar a divulgar a campanha de solidariedade e pediu que os dirigentes estivessem em alerta sobre as medidas tiradas em Brasília, que possam prejudicar o servidor público.