Sindicato > História

Avançar nas lutas e nas conquistas, fortalecendo a unidade da categoria e nossa entidade representativa. Um sindicalismo avançado incentivando a participação de cada servidor do judiciário cearense para novas e grandes conquistas.

O SindJustiça Ceará é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, com duração indeterminada e sem vinculação político-partidária ou religiosa, que representa a categoria formada pelo conjunto de servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, ativos e aposentados. O principal objetivo de sua existência é proporcionar melhoria de vida e de trabalho para seus afiliados, defendendo a independência e autonomia de representação sindical.

O surgimento deu-se através da ideia de unificação das duas entidades existentes: Aspjuce – Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, fundada em 18/05/1987 e Sinspojuce – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, criada em 15/05/1998.

Assim, surgiu um movimento organizado por aqueles que desejavam a unificação, chamado de Movimento Unidade. Sua razão de ser era proporcionar o debate acerca da necessidade, dos motivos e benefícios que os servidores teriam se fossem representados por uma única organização.

Em setembro de 2009, esta ideia foi amadurecida quando a Aspjuce, em Assembleia Geral conjunta com o Sinspojuce, sugeriu que fosse realizada a unificação. A principal justificativa defendia que, naquele momento a existência de várias entidades classistas representando os servidores do Poder Judiciário no Ceará, cujas áreas de influência e responsabilidade se cruzavam e se perpassavam, causavam prejuízos devastadores para a categoria profissional.

Estas várias organizações de classe originaram-se nas contradições administrativas das diversas gestões que passaram pelo Tribunal de Justiça do Ceará. A nova geração dos servidores buscava desconstruir a concepção mesquinha de lutas isoladas, que não produziam resultados. Por isto o desejo de uma só representação, estando disposta a finalizar a ideia principal: unificar para fortalecer a classe trabalhadora do Judiciário.