SINDJUSTIÇA REALIZA REUNIÃO COM O DEPUTADO FEDERAL CÉLIO STUDART

Na manhã da última quinta-feira (11) os diretores do SindJustiça Ceará, Pedro Helker, Thiago Sampaio, Edmar Duarte e Deusimar Alencar, participaram de uma reunião com o Deputado Federal Célio Studart, que esteve acompanhado de seus assessores, Yaly Pozza e Felipe Stremel.

Logo de início o Coordenador de Formação Política, Pedro Helker, agradeceu a presença do deputado e relembrou a sua participação em atividades do sindicato, ainda quando o referido não exercia mandato eletivo.

Em seguida, o coordenador contextualizou o cenário de dificuldades impostas aos servidores públicos, destacando os seguintes pontos: congelamento salarial, resultando em uma perda vencimental na ordem de 26%; congelamento das ascensões funcionais, medida adotada pelo Tribunal de Justiça (TJCE), ainda no começo do decreto de isolamento social, e; seguidas tentativas de redução de salário, algo que vem sendo manifestado por alguns deputados federais.

De pronto, o deputado Célio Studart agradeceu o convite e, em sua análise, ressaltou que não acredita que a extensão do auxílio emergencial resultará em alguma contrapartida, como a redução de salários, dos servidores.

Todavia, ainda de acordo com o deputado, a atenção maior deve estar voltada à reforma administrativa. Sobre isso, o parlamentar ressaltou que ainda não há um texto consensual e claro sobre os reflexos dos efeitos de tal reforma. Para ele, a proposta que virá será algo reflexo do que é possível ser aprovado no atual contexto.

Em sua intervenção, Célio Studart ressaltou que acha pouco provável, diante da fragilidade que o Governo tem apresentado, que o texto formulado seja aprovado, sem que haja alterações.

Questionado acerca do retorno presencial da atividade legislativa, o deputado opinou que não acredita que haja um retorno breve e que talvez isso aconteça apenas em julho. Ele acrescentou que vê certa incongruência no retorno às atividades presenciais, tendo em vista que se liberam as atividades comerciais, como shopping center, e se bloqueiam acessos à orla, para atividade física.

Já o coordenador Deusimar Alencar questionou a posição do deputado quanto aos diversos ataques que os servidores públicos vêm sofrendo, tanto do ponto de vista do corte de direitos como no plano do discurso, na medida em que constantemente vem a público declarações que desonram a atuação do funcionalismo.

Em resposta, Célio Studart destacou que esse pensamento, surgido a partir da gestão de Paulo Guedes, vem ruindo diante da realidade. Para o parlamentar, o mesmo governo que defendia a radicalização da pauta liberal tem, como maior feito, a liberação de um auxílio emergencial, pauta que não se encaixa no contexto liberal, algo que demonstra que a realidade impôs certa derrota ao discurso econômico do atual Governo.

O parlamentar destacou que assim como não há votos suficientes para o andamento do impeachment, também não há para a implementação deste possível corte de direitos dos servidores.

Os coordenadores Edmar Duarte e Thiago Sampaio perguntaram outra pauta igualmente relevante, a saber: o andamento da reforma tributária. Em resposta, o assessor Felipe Stremel destacou que há uma minuta muito inicial de Reforma Tributária e que ela deve ser votada antes da Reforma Administrativa. Ainda sobre isso, o assessor destacou que o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), em entrevista recente, afirmou que os recursos oriundos desta reforma poderão subsidiar um programa de renda mínima.

Ao final, os diretores do SindJustiça Ceará agradeceram a disponibilidade do deputado Célio Studart, que se dispôs prontamente a participar deste momento. O parlamentar e seus assessores também manifestaram a importância da reunião e se colocaram a disposição para novas reuniões.