PALESTRA E DISTRIBUIÇÃO DE ROSAS MARCAM COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O SindJustiça realizou palestra com a Professora da UFC Lola Aronovich e distribuiu rosas para as servidores do Palácio da Justiça e Fórum Clóvis Beviláqua

As comemorações do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (08/03), ocorreram durante toda esta segunda-feira (09/03).

Durante a manhã, o sindicato distribuiu rosas e chocolates para as servidores do Palácio da Justiça ao som de uma violinista que tocou músicas que representam a mulher, como Maria Maria, de Milton Nasciomento,; e O Xote das Meninas, de Dominguinhos.

A programação da tarde foi no Fórum Clóvis Beviláqua, onde foi realizada uma palestra com Lola Aronovich no auditório Agenor Studart. Lola é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do blog “Escreva Lola Escreva”, no qual fala sobre feminismo, política, literatura e diversos outros assuntos.

Lola dá o nome à Lei 13.642/2018, que atribui à Polícia Federal o papel de investigar crimes misóginos (ódio contra a mulher) cometidos na internet. A professora foi vítima de perseguição misógina e recebe ameaças de morte no ambiente virtual desde 2011 por seu trabalho no blog.

De acordo com Lola Aronovich, essa palestra foi relevante para continuar na divulgação Lei, que é a primeira na legislação brasileira a conter a palavra “misoginia” em seu texto. “É importante trazer para servidoras, para as pessoas que lidam com o Judiciário, o porquê dessa Lei ter sido criada, pois a Lei não existe até que ela realmente seja conhecida”, comenta Lola.

Para a servidora aposentada, Aracelia Parente, a palestra foi muito esclarecedora ao mostrar o quanto que a professora Lola sofreu com ataques na internet. “Eu achei uma grande iniciativa do sindicato em trazer a professora Lola”, agradece a servidora.

Já para a servidora Roxane Ribeiro, da Diretoria de Cumprimento Cível da Sejud Primeiro Grau, A palestra foi bastante relevante “no sentido de nos passar, através da sua história de coragem e luta, a dimensão real do nível de ameaças a que as mulheres estão sujeitas na internet por grupos extremistas de caráter misógino e machista”.

Ainda segundo a servidora, o tipo de informação que a professora divulgou na palestra deve ser amplamente divulgada, fazendo com que seja de conhecimento do maior número de mulheres possível.

“Parabenizo o Sindjustiça pela realização da palestra e agradeço pela oportunidade de conhecer a história inspiradora de uma mulher forte como Lola Aronovich”, finaliza Ribeiro.

Confira abaixo as fotos da comemoração do Dia Internacional da Mulher