CAMPANHA SALARIAL: SINDICATO SE REÚNE COM DESEMBARGADORES E VICE-PRESIDENTE DO TJCE

Diretores visitam a vice-presidente do TJCE, Nailde Pinheiro e pedem reunião da Comissão de Negociação Permanente

Nesta terça-feira (18/02), os diretores do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), Roberto Eudes Fontenele e Thiago Sampaio, se reuniram com alguns desembargadores e com a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Nailde Pinheiro, bem como seu assessor, Cláudio Ibiapina, para tratar sobre a Campanha Salarial da categoria.

Em todas as visitas, os dirigentes sindicais apresentaram os principais pleitos reivindicados: reposição salarial e auxílio-saúde. Foi ressaltado que os servidores amargam perdas vencimentais que ultrapassam a marca de 25%, fruto de uma política de “arrocho salarial”, que termina diminuindo o poder de compra dos servidores, além de descumprir a Lei Estadual Nº 14.867/2011, que assegura a data-base para 1° de janeiro.

Durante a visita com a Vice-Presidente do TJCE, Nailde Pinheiro que recebeu os diretores do sindicato de forma muito gentil, se comprometeu a intermediar com o presidente do TJCE à abertura da mesa permanente de negociação para que o sindicato participe. Sobre o vídeo lançado pelo presidente do TJCE sobre as reivindicações da categoria, a desembargadora que também é da administração da justiça estadual afirmou que já deve ter algum entendimento entre o governador e o presidente do poder judiciário estadual.

Também foram visitados outros desembargadores que segundo, o presidente do SindJustiça, Roberto Eudes foram bastante proveitosas, não apenas para apontar as reivindicações da categoria, mas também para evidenciar, na prática, que o sindicato está aberto ao diálogo e que a administração do Tribunal precisa cumprir a Portaria nº 645/2017, que regulamentou a Comissão de Diálogo Permanente e a periodicidade das reuniões, a saber, um encontro mensal, algo que não está acontecendo desde o início da atual gestão do TJCE. Assim como falar da necessidade do auxílio saúde.

Reajuste zero?

Nesta terça-feira, o Presidente do TJCE, Desembargador Washington Araújo, se pronunciou através de vídeo disponibilizado nas redes sociais para responder as reivindicações dos servidores. No vídeo, o desembargador afirma que o reajuste irá acompanhar o que será dado pelo Governador do Estado, Camilo Santana, para os servidores do executivo. Porém, um dos desembargadores que o sindicato conversou na visita feita ao TJCE foi bem pessimista ao afirmar que o Governador do Ceará, Camilo Santana, provavelmente não dará nenhum aumento para os servidores.

Outra informação passada por um desembargador é que houve uma reunião entre vários desembargadores e o Presidente da casa para tratar do auxílio-saúde, que, segundo dito no vídeo, só deverá ser incluído no orçamento para 2021.

O SindJustiça Ceará, contudo, continuará renovando o pedido de reunião entre o sindicato e a administração do TJCE, a fim de iniciar a negociação acerca da implantação dos pleitos da categoria

De acordo com Fontenele, as visitas deverão prosseguir nos próximos dias e a diretoria do sindicato solicita à todos os servidores, em especial àqueles lotados nos gabinetes, que “sejam criadas pontes entre nossa entidade e outros desembargadores, de modo que mais reuniões sejam realizadas, levando ao conhecimento geral do Tribunal os pleitos que desde a muito reivindicamos”.