DENÚNCIA: COMARCA DE CHAVAL SOFRE COM VAZAMENTO DE FOSSA

Durante períodos de chuva, fossa localizada na entrada do prédio alaga e coloca em risco a saúde de servidores e jurisdicionados

Servidores da Comarca de Chaval, município localizado no Norte do Ceará, denunciaram que uma fossa situada na entrada do prédio vaza em todo período de chuva, fazendo com que escoem resíduos e emane um forte odor. O vazamento põe em risco a saúde tanto de servidores, como da população em geral, já que a fossa fica instalada ao lado da passarela principal que dá acesso à unidade.

A direção do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) apurou com um dos servidores da comarca que existe um desnível no solo onde fica instalada a fossa e, como a quadra chuvosa na região é muito intensa, ela não aguenta a quantidade de água vinda da chuva. “Tem que fazer uma correção no nível do solo, da altura em que ela está instalada a fossa para que não acumule água de chuva e não permita a saída de resíduos”, comenta o servidor que não quis se identificar.

Ainda segundo o servidor, esse problema existe desde que a unidade foi fundada, em 1997, e nunca foi realizada nenhuma reforma para solucionar essa situação.

O SindJustiça Ceará apurou a denúncia e cobra do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) uma solução para mais esse problema estrutural que atinge mais uma unidade judiciária do interior do estado. De acordo com o Coordenador-geral, Roberto Eudes Fontenele, o sindicato irá protocolar no TJCE essa denúncia através de ofício para que haja uma solução imediata.

Recentemente, o sindicato já havia denunciado as péssimas condições em que se encontram as comarcas de São Benedito, Ibiapina e Ubajara, que apresentam infiltrações, rachaduras e cupins, prejudicando a estrutura dos prédios e colocando em risco os servidores e jurisdicionados, bem como um ar-condicionado que pegou fogo, no dia 06 de fevereiro, na Comarca de Pacatuba.

E não é só agora que o SindJustiça tem reivindicado uma solução do Tribunal para esses problemas estruturais. Em 2019, o sindicato lançou uma cartilha mostrando as condições precárias de diversas unidades judiciárias do Ceará e está constantemente divulgando novos ou os mesmos problemas estruturais que estão pondo em risco a vida dos servidores e cidadãos em geral.