APARELHO DE AR CONDICIONADO PEGA FOGO E QUASE PROVOCA INCÊNDIO NA 2ª VARA DA COMARCA DE PACATUBA

Na manhã de hoje (06), um aparelho de ar condicionado localizado na secretaria da 2ª Vara da Comarca de Pacatuba pegou fogo, levando a unidade a ser interditada por conta do risco iminente causado não apenas pelo incêndio, mas também pela fumaça tóxica oriunda do material em chamas.

No momento do ocorrido a unidade já estava em pleno funcionamento e servidores encontravam-se no local. Além do risco à vida das pessoas que encontravam-se no recinto, um incêndio de maiores proporções poderia causar prejuízos incomensuráveis, tendo em vista que diversos processos físicos encontravam-se na unidade.

Sindicato tem denunciado o descaso

Desde há muito o sindicato tem chamado atenção para os problemas relativos à estrutura física e as instalações de diversas unidades judiciárias. Ainda em abril de 2019, o SindJustiça realizou uma denúncia pública sobre a falta de equipamento de segurança, em condições de uso, para evitar a deflagração de incêndio, algo que encontrava-se em desconformidade com o descrito na Resolução nº 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça. A situação foi resolvida após muita cobrança do sindicato e hoje as unidades devem contar com extintores de incêndio devidamente regularizados.

Lembramos ainda que, como resultado de uma denúncia realizada pelo sindicato em 2016, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em junho do ano passado, realizou uma mediação entre o SindJustiça e o Tribunal de Justiça (TJCE), ocasião que foi reiterada a necessidade de realização de reparos na estrutura do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e de outras unidades, além da instalação de extintores de incêndio adequados em todos os fóruns do Poder Judiciário estadual. Em dezembro do ano ficou agendada uma nova audiência, todavia o TJCE não compareceu à mediação e diante da inércia do Tribunal, o MPT resolveu agendar uma nova perícia no Fórum, com vistas a averiguar as atuais condições de instalação predial.

Esperamos que o episódio ocorrido em Pacatuba sirva de alerta para a administração do TJCE e que medidas urgentes sejam adotadas. Palavras apenas não bastam, pois é improtelável a execução de ações concretas, afinal uma política de valorização dos servidores também passa por um ambiente de trabalho adequado e seguro.