SINDICATO DENUNCIA PÉSSIMAS CONDIÇÕES NAS ESTRUTURAS DAS COMARCAS DE SÃO BENEDITO, IBIAPINA E UBAJARA

Infiltrações, rachaduras e cupins põem em risco a saúde de servidores e da população

Durante visita às comarcas de São Benedito, Ibiapina e Ubajara, o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), Roberto Eudes Fontenele, verificou a péssima condição estrutural dos prédios, o que está colocando em risco a saúde dos servidores e jurisdicionados.

O SindJustiça Ceará já havia denunciado através de matéria no site e em cartilha distribuída massivamente, a condição precária em que se encontra as comarcas de Ibiapina, Ubajara e diversas outras unidades judiciárias do estado. Porém, após quase um ano da denúncia, a administração do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) ainda não se sensibilizou com as péssimas condições em que os servidores dessas comarcas trabalham e não tomou nenhuma iniciativa para solucionar esses problemas.

Em São Benedito, é possível perceber infiltrações em todo o prédio da comarca e algumas rachaduras no teto, o que compromete a estrutura e põe em risco as pessoas que trabalham no local diariamente e a população em geral que utiliza os serviços da comarca.

Confira abaixo as fotos da estrutura física da comarca de São Benedito.

Na unidade de Ibiapina, o sindicato averiguou diversas infiltrações, rachaduras e cupins nas paredes de todo o edifício, pondo em risco, mais uma vez, a saúde do servidor e do cidadão.

Confira abaixo as fotos das comarca de Ibiapina.

Já em Ubajara, uma das situações mais preocupantes é na sala do arquivo, que está com uma estrutura improvisada com tijolos e tábuas de madeira servindo de armários para guardar os arquivos, bem como vigas de madeira servindo de sustentação para a estrutura da sala e uma grande rachadura no teto (vídeo).

Outra surpresa desagradável na comarca foi uma grande rachadura na base lateral do prédio (vídeo), que prejudica a estrutura e ameaça desabar, além da mobília que precisa ser trocada e os focos de mosquito da dengue.

Confira abaixo os fotos e vídeo da comarca de Ubajara.

De acordo com o Coordenador Geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes Fontenele, o sindicato irá acionar o jurídico novamente para denunciar essa situação, já que nada foi feito para melhorar as estruturas dessas comarcas.

“Estamos pedindo que o Tribunal tome as providências. Nós vamos documentar de novo para o Presidente do Tribunal, para que ele adote as providências necessárias”, alerta Fontenele, que ainda disse que irá levar as mesmas fotos dessa matéria para o Ministério Público do Trabalho para mostrar que a situação tem, na verdade, piorado.

Comarca de Barroquinha

Durante a gravação da primeira parte do documentário “Justiça Para Quem?”, produzido pelo SindJustiça Ceará para denunciar a dificuldade de acesso à justiça nas comarcas vinculadas, o sindicato também averiguou as péssimas condições do prédio da comarca de Barroquinha.

Com a sala do júri totalmente abandonada (com audiências tendo que ser remarcadas por falta de ar-condicionado), o prédio completamente tomado por cupins e rachaduras, é mais uma situação de abandono por parte do Tribunal de Justiça.