SINDJUSTIÇA DISPONIBILIZA ONLINE PRIMEIRA PARTE DA VIDEORREPORTAGEM “JUSTIÇA PARA QUEM?”

Notícias

Gravações do episódio aconteceram no município de Barroquinha e mostram situação a partir da vinculação da Comarca local ao município de Chaval 

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) disponibilizou na internet o primeiro episódio do documentário “Justiça Para Quem?”. A obra denuncia a dificuldade de acesso à justiça estadual cearense pela aplicação de políticas neoliberais, compreendendo a estrutura judiciária como um gasto, o que repercute na vinculação de Comarcas e diminuição dos espaços de atendimento à população.

O primeiro episódio, que foi lançado durante a Assembleia Geral Extraordinária da categoria, realizada no dia 29 de novembro, apresenta a realidade de Barroquinha, município de 15 mil habitantes, distante à 396 km de Fortaleza, e localizado na divisa com o Piauí.

Barroquinha teve sua Comarca transformada em vinculada à cidade vizinha Chaval, que possui cerca de 12 mil habitantes, após a aprovação da Lei Estadual nº 16.397/2017. 

No documentário, que agora está disponível online, temos acesso ao estado de degradação do prédio da comarca local, além de depoimentos da população, de advogado local, do Procurador do Município, Rildo Veras, e do Prefeito, Professor Ademar (PTB), sobre dificuldades de acesso à justiça.

Com esse material, o SindJustiça Ceará pretende fornecer à imprensa cearense elementos para a elaboração de reportagens e matérias que denunciem o desmonte que está ocorrendo, dando, dessa forma, voz a população de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de Barroquinha.

Mais vinculações e menos acesso à justiça

O SindJustiça Ceará já finalizou as gravações da segunda parte da série documental, que foram gravadas na região sul do estado. O Coordenador de Aposentados e Pensionistas, Thiago Sampaio, acompanhou todo o processo e aproveitou para conversar com os servidores e entregar a cartilha “Assédio moral: não permita!”.

Durante as filmagens, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) aprovou a vinculação de mais 40 Comarcas e, assim como está sendo constatado nas gravações, o processo ocorreu sem qualquer diálogo com as cidades e moradores, atingindo, assim, os interesses das populações mais pobres do Ceará, que possuem, muitas vezes, dificuldade de custear o transporte para encontrar justiça apenas no município vizinho. 

Confira abaixo a primeira parte da videorreportagem “Justiça Para Quem?”, ou acesse diretamente no YouTube através do link: https://youtu.be/mYH5sG6US8U

0 Comentários

Deixe o seu comentário!