SINDJUSTIÇA REALIZA ENCONTROS COM CARGOS PARA ANALISAR PROPOSTA DO PCCR PELO TRIBUNAL

Após a reunião de negociação com o TJCE, no dia 27 de março, para tratar do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), a diretoria colegiada do SindJustiça Ceará decidiu que a categoria precisaria ser ouvida atenciosamente e democraticamente.

Assim, foram convocadas reuniões de servidores, organizados por cargos, para poderem opinar acerca das mudanças propostas pelo tribunal.

Auxiliares Judiciários

O primeiro encontro foi com os auxiliares judiciários, na terça-feira (02), no auditório da Casa de Passagem. O encontro aconteceu em formato híbrido, com a presença de cerca 20 auxiliares presenciais e mais de 50 no formato virtual. O coordenador-geral, Roberto Eudes; a coordenadora de finanças, Jacira Galvão; e a coordenadora jurídica, Fátima Moreira, dirigiram a reunião.

Na ocasião, Roberto Eudes contou como foi a reunião com o tribunal e o que foi apresentado de proposta para os servidores. Os auxiliares presentes foram os primeiros a falar e afirmaram se sentirem prejudicados, por não ser prevista a descompressão salarial, nem qualquer enquadramento para o cargo no plano. A direção do SindJustiça ouviu as opiniões e sugestões dos servidores. Roberto Eudes também afirmou que a principal ação da entidade seria a tentativa de reabertura da negociação para buscar concretizar um cenário mais favorável.

Analistas Judiciários

O segundo encontro foi com os analistas judiciários em formato híbrido. Na quarta-feira (03), a reunião foi dirigida pelo coordenador-geral, Roberto Eudes e pelo coordenador de Imprensa e Divulgação, Pedro Helker. Com um (1) servidor no formato presencial e mais de sessenta (60) no virtual.

Os analistas falaram sobre a reforma do PCCR, discutindo os diferentes impactos conforme o tempo de cada servidor e elogiaram a iniciativa do sindicato de ouvir a categoria.

Técnicos Judiciários

O terceiro encontro foi com os técnicos judiciários e também teve como coordenação, o coordenador-geral, Roberto Eudes e o coordenador de Imprensa e Divulgação, Pedro Helker.

Com 5 servidores no encontro presencial e mais de 100 servidores no formato virtual, os técnicos puderam tirar suas dúvidas e colocar suas sugestões para a direção do sindicato. Os servidores presentes elogiaram a estrutura, com diversos equipamentos, feita pelo sindicato para fazer as reuniões virtuais. Assim, como a condução democrática de ouvir a categoria sobre o assunto.

Estabilizados

O quarto encontro foi no formato presencial, no auditório da Casa de Passagem, com a presença de seis servidores. Com a direção do coordenador-geral, Roberto Eudes e as presenças da coordenadora jurídica, Fátima Moreira, do coordenador de Imprensa e Divulgação, Pedro Helker, além do advogado Eudenes Frota, foram discutidas as diferentes realidades dos servidores estabilizados que não foram contemplados nesta primeira apresentação do PCCR feita pelo TJCE.

Os presentes explanaram sobre a situação dos estabilizados e os diferentes grupos desta categoria e as decisões judiciais a favor dos mesmos. Os estabilizados atuam há mais de 35 anos na construção do judiciário cearense, mas não vem sendo lembrados pelas gestões do TJCE.

Direção do SindJustiça realiza reunião com assessores da presidência

Após se reunir com os cargos mencionados acima, na última sexta-feira (05), a direção do SindJustiça Ceará esteve em uma reunião com assessores da presidência do Tribunal do Justiça do Estado do Ceará (TJCE), para buscar aperfeiçoar a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

Estiveram presentes o coordenador-geral, Roberto Eudes; o coordenador de imprensa e divulgação, Pedro Helker; a coordenadora de finanças, Jacira Pavão; o assessor jurídico, Wesley Miranda (Ama Advocacia), e os auxiliares judiciários, José Arimatea de Brito (comarca de Sobral) e Tereza Cristina (2ª Vara de Família de Fortaleza). Pela presidência do TJCE, estiveram presentes o juiz auxiliar, Ricardo Alexandre, e o superintendente da área administrativa, Sérgio Mendes.

Na reunião, os diretores do SindJustiça apresentaram suas preocupações em relação à proposta apresentada pela gestão do TJCE, mais especificamente no que tange aos auxiliares e outros pontos da progressão na carreira.

O SindJustiça apresentou sugestões para redução da extrema diferença vencimental existente entre os auxiliares e os demais cargos. retorno da progressão automática e a garantia dos efeitos financeiros das ascensões serem aplicados na data-base do interstício em apuração.

O Sindjustiça buscará informações junto aos assessores da Presidência do TJCE, acerca do que foi discutido neste último encontro.