SEDE DO SINDJUSTIÇA CEARÁ FUNCIONARÁ COM ENERGIA SOLAR

36 módulos fotovoltaicos serão instalados na sede do sindicato, no Cambeba, substituindo a energia da Enel

A defesa do meio ambiente é um dos princípios que norteiam a atual gestão do SindJustiça Ceará. Foi pensando nisso que a Diretoria adquiriu placas solares que serão colocadas na sede do Cambeba, localizada na Av. Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, 993.

Ao todo, foram 36 módulos que foram entregues nesta sexta-feira (10/06) pela empresa Ágilis Solar (fotos) e serão instalados dentro de uma semana. Os painéis possuem a dimensão de 2,10m x 1,05m cada e irão produzir 2797 kw/h por mês, substituindo quase que totalmente a energia fornecida pela Enel.

Além de ser uma fonte de energia limpa, a energia solar também irá proporcionar maior economia para as contas do sindicato. A expectativa é economizar de 90% a 97%, em comparação ao que se paga atualmente com a fonte de energia convencional.

Segundo o vendedor da Ágilis Solar, Antônio Machado, a entidade deverá ter o retorno financeiro esperado por esse investimento em cerca de três anos e meio, e a empresa proporciona 30 anos de garantia pelo equipamento.

A energia solar que será produzida pelas placas adquiridas é a fotovoltaica, que converte diretamente a radiação solar em energia elétrica. A tecnologia empregada na fabricação das placas é oriunda da APsystems, uma das maiores produtoras de equipamentos do setor no mundo.

Ainda de acordo com Machado, os módulos captam a energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol, que é enviada através de um conversor para alimentar todos os equipamentos do local. Parte da energia é acumulada para o consumo à noite e um possível excedente pode ser enviado à Enel.

Para o coordenador-geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes, a opção de aderir a uma alternativa de energia sustentável é uma ação que poderá servir de exemplo para as outras entidades que já pensaram em investir nesse tipo de energia. “Trará enormes benefícios a longo prazo, por ser uma energia limpa e inesgotável”, explica.