SINDJUSTIÇA INICIA NEGOCIAÇÕES PARA REAJUSTE ANUAL DA UNIMED FORTALEZA

Proposta inicial da operadora foi de 16,87%, mais que o dobro do reajuste aprovado no ano passado, de 7,35%

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará se reuniu, na tarde desta quarta-feira (01/12), com as representantes da Unimed Fortaleza Ticiana Vidal e Monique Sá. O encontro, realizado de forma híbrida (presencial e virtual), foi o primeiro nas negociações para o reajuste do plano em 2022.

Representando os servidores, estiveram presentes Roberto Fontenele (Coordenador-geral), Thiago Sampaio (Coordenador Jurídico), Iderlandio Morais (Coordenador de Imprensa e Divulgação), Pedro Helker (Coordenador de Formação Política e Sindical), Deusimar Rodrigues (Coordenador Cultural) e Edmar Duarte (Coordenador de Aposentados).

Na ocasião, as representantes da operadora apresentaram a proposta inicial de 16,87%, que já havia sido enviada através de carta para os diretores. O cálculo para esse percentual foi embasado no fato de que 2021, em comparação com 2020, foi um ano com bem mais internações e custos em geral para a Unimed Fortaleza, elevando a sua inflação interna.

As representantes, ainda, comentaram sobre o aumento da taxa de sinistralidade (relação entre custos da operadora e mensalidades dos beneficiários) no contrato com o sindicato, que cresceu cerca de 3%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual de pessoas idosas beneficiadas no contrato também foi um fator apresentado.

O Coordenador-geral do sindicato, Roberto Fontenele, contra-argumentou a favor dos servidores e questionou quais os percentuais de reajuste dos outros sindicatos e associações ligadas ao Poder Judiciário – no ano passado, foram, em sua maioria, em torno de 7%. A política dos governos de não reajustar os salários dos servidores também foi outro ponto apresentado pelo dirigente.

O Coordenador Jurídico da entidade, Thiago Sampaio, também lembrou da média no reajuste dos planos coletivos com mais de 30 pessoas em 2021, que, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), foi de 5,5%. O diretor ainda comentou da possibilidade dos beneficiários migrarem para outros planos com preços menores, caso o valor da Unimed Fortaleza “pese no bolso” dos servidores.

O reajuste de 1% na Unimed Ceará, acordado em maio de 2021, foi lembrado pelo Coordenador de Formação Política e Sindical, Pedro Helker, que também questionou sobre a operadora utilizar os custos gerais para calcular o percentual de reajuste de um contrato específico. “A princípio, eu não vejo o porquê de um reajuste tão grande, houve uma deflação nos planos. […] A gente tem que focar mais no nosso contrato, nós vamos pagar as despesas de outros grupos que foram altas?”, conclui o diretor.

No final da reunião, os diretores informaram que irão avaliar a proposta e apresentar uma contraproposta em breve. Uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima terça-feira (07/12), às 9 horas, na sede do sindicato.