8M: LIVE DO SINDJUSTIÇA CONTA COM DEBATES SOBRE A PANDEMIA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FEMINISMO

O Dia Internacional da Mulher contou com a presença de co-vereadora do PSOL e servidora do TJCE

Mulheres na Luta Pela Vida. Esse foi o tema da live especial desta segunda-feira (08/03) em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, realizada na página no Facebook do SindJustiça Ceará (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará).

A live contou com a participação da co-vereadora de Fortaleza pela mandata coletiva Nossa Cara, Adriana Gerônimo (PSOL), a cantora e servidora do TJCE, Jord Guedes, e a jornalista Marina Valente, que faz parte da assessoria de comunicação da entidade e mediou o encontro.

Adriana é moradora da Comunidade do Lagamar, assistente social, engajada nas pastorais sociais. Ela trabalhou como assistente social na Rede Acolhe da Defensoria Pública do Estado do Ceará, um programa de atenção integral às vítimas de violência. Além de cantora e compositora, Jord é assistente social do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza (Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE).

As debatedoras iniciaram o ao vivo falando sobre a violência contra a mulher e o aumento de casos após o início da quarentena. Sobre o assunto, Jord relatou um pouco da atual realidade presenciada no Juizado da Mulher de Fortaleza. “A violência contra a mulher já vinha numa crescente, tanto os pedidos de medidas protetivas, quanto as denúncias vinham aumentando […] Em 2020, o que a gente vê é uma realidade cruel, mais de 600 feminicídios no primeiro semestre”.

Além da violência doméstica, a realidade imposta às mulheres devido à pandemia de Covid-19 também trouxe outros prejuízos, principalmente para as mulheres negras. “Embora a gente queira sempre fazer uma fala em tom de esperança, num dia que é historicamente de luta, esse cenário para as mulheres negras é o mais desolador, porque nós somos a maioria de usuários no SUS, somos as que mais são afetadas por esta segunda onda do coronavírus e somos o principal alvo de violência doméstica”, comenta Adriana.

A co-vereadora ainda falou sobre o principal responsável pelo agravamento da pandemia no Brasil. “Disso nós não temos dúvida, o Governo Federal é o maior responsável por essa tragédia brasileira. Ele é o comandante desse genocídio da população que está acontecendo todos os dias e não choca mais as pessoas”.

Ao final da live, Jord finalizou o encontro cantando uma de suas músicas autorais.

CONFIRA A LIVE COMPLETA ABAIXO