COORDENADOR-GERAL DO SINDJUSTIÇA PARTICIPA DO PROGRAMA DE RÁDIO DEMOCRACIA NO AR

Durante a entrevista, o coordenador falou sobre o ataque do Tribunal durante a pandemia com o corte das ascensões funcionais e a utilização, por parte dos servidores, de equipamentos próprios no teletrabalho

O Coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), Roberto Eudes Fontenele, participou, na manhã desta sexta-feira (24/04), do programa de rádio Democracia no Ar, do Movimento Democracia Participativa (MDP).

O programa, que está sendo realizado de forma virtual, é apresentado pela jornalista Marina Valente e também contou com a participação da Presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce), Joelia Silveira, e o Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece), Tony Távora.

Durante o programa, os dirigentes falaram sobre a atual situação em que se encontram suas respectivas categorias com esse processo de calamidade pública ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e como isso afetou diretamente a maneira com que os servidores públicos estão trabalhando em cada um desses setores.

Em relação ao Poder Judiciário estadual cearense, Fontenele alertou durante sua fala sobre o aumento da produtividade dos servidores após o início do teletrabalho. “O servidor tem muito compromisso com o trabalho, ele ‘dá o gás’, só não é reconhecido”.

O coordenador ainda lembrou das condições as quais os servidores estão trabalhando, tendo que comprar equipamentos ou pedir emprestado para que executar o seu trabalho. “Nós fomos obrigados a montar um esquema de teletrabalho por conta própria. Os notebooks estão sendo comprados pela gente. Quem não tinha dinheiro para comprar, pediu emprestado de um amigo. […] O Tribunal, que diz estar com as contas todas regularizadas, deveria, já dentro de um mês, ter resolvido esse problema. Eles distribuíram apenas 500 computadores por conta da pressão do sindicato”, contesta.

Fontenele ainda questiona: “Quem é que vai pagar a conta dos computadores que os servidores compraram? Quem é que vai pagar a conta de luz? Quem é que vai pagar a internet?”.

Outro assunto levantado por Fontenele durante a entrevista foi a respeito do corte das ascensões funcionais, aprovado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) como medida de contenção de gastos, que impacta diretamente 700 servidores. “Nós já estamos com uma perda salarial de mais de 20%, como gratidão, foi isso que ele fez com a gente”.

Confira no vídeo abaixo a participação completa do coordenador no programa Democracia no Ar.

Para assistir ao programa completo, com as respostas dos outros entrevistados, acesse: www.facebook.com/democraciaparticipativace