SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM UNIMED CEARÁ, NA PAUTA O ATENDIMENTO DE CONVENIADOS

Na manhã desta segunda-feira (30) ocorreu a reunião virtual entre o SindJustiça Ceará e a Unimed Ceará, que teve como principais eixos o repasse de informações quanto a execução do plano de contingência e o gerenciamento da crise, em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19). Participaram do momento os diretores Roberto Eudes, Pedro Helker, Edmar Duarte e Thiago Sampaio, além do assessor jurídico, Wesley Miranda. Já a Unimed Ceará esteve representada pelos analistas de relacionamento empresarial, Maurício Carneiro e Lediane Mesquita Freire.

Logo de início, os representantes da Unimed informaram que a orientação dada a todos os usuários do plano de saúde é para adiarem suas consultas e todo o atendimento eletivo até então agendado, exceto pacientes em tratamento oncológico, gestantes e acompanhamentos a mães e recém-nascidos. Isto porque, a iniciativa da operadora de saúde é concentrar suas ações em torno do atendimento da demanda provocada pelo vírus.

Foi criado um canal de Orientações Médicas por Telefone (OMT), serviço disponível 24 horas, que pode ser contactado por meio do telefone 0800 725 3336. Neste canal, os conveniados serão atendidos por um médico, que poderá repassar as orientações de saúde necessárias. De acordo com os representantes da Unimed Ceará, o serviço está totalmente apto para tirar todas as dúvidas com relação ao contágio, exames, sintomas e outros serviços relacionados ao COVID-19.

Foram repassadas algumas orientações e reforçada a necessidade de cumprimento das indicações dadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quais sejam: evitar ir às emergências por conta dos riscos de uma maior contaminação, devido à exposição desnecessária e possíveis aglomerações, além da procura por pronto atendimento somente em casos de falta de ar e febre persistente.

Com o intuito de ampliar o atendimento em virtude de uma possível elevação dos casos de coronavírus, a Unimed Ceará, em parceria com a Unimed Fortaleza, montou um hospital de campanha, situado no estacionamento do Hospital Regional Unimed (HRU), localizado na Av. Visconde do Rio Branco, nº 4000 – São João do Tauape, Fortaleza – CE.

Outros serviços, como o atendimento de obstetrícia, serão realizados no Hospital Gênesis, localizados na Av. Santos Dumont, nº 1168 – Aldeota, Fortaleza – CE.

Toda a rede de atendimento da Unimed Ceará está disponível para atendimento, inclusive as unidades filiadas nos seguintes municípios: Aracati, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral e Redenção, além dos hospitais credenciados.

Para mais informações sobre as unidades filiadas da Unimed Ceará: clique aqui

Para acessar o guia médico: clique aqui

Para acessar o cartão virtual: clique aqui

Questionados sobre a realização dos exames para detecção do coronavírus, visto que a ANS incluiu os testes no catálogo de procedimentos obrigatórios, os representantes da operadora de saúde informaram que, em virtude da escassez de exames disponíveis, inicialmente os testes estão sendo realizados apenas naquelas pessoas que já estão internadas. A Unimed Ceará informa que já realizou a solicitação de compra de novos kits para efetuação de testes em um maior número de conveniados que estejam apresentando sintomas, algo que só deverá ser realizado sob prescrição médica. Além disso, a rede hospitalar e de laboratórios continuam ativas, apenas o atendimento administrativo está trabalhando remotamente.

Ao final, os representantes da Unimed Ceará elogiaram a iniciativa dos diretores do sindicato, que provocaram tal reunião e que tem trabalhado normalmente, algo que tem sido essencial para encaminhamento de demandas, destacando que a diretoria da entidade tem sempre se preocupado com seus filiados, assumindo um papel de destaque na defesa dos interesses de seus sócios. O canal de diálogo entre o sindicato e a operadora de saúde está aberto quaisquer solicitações seguirão sendo encaminhadas regularmente, ainda que remotamente.