GOLPE MILITAR, NADA A COMEMORAR

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará, vem por meio desta repudiar a iniciativa do Presidente Jair Bolsonaro (PSL) em determinar que o Ministério da Defesa realize comemorações sobre a data do aniversário do Golpe Militar de 1964, que deverá acontecer no dia 31 de março.

O anúncio, também repudiado por outras entidades, dentre elas o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União, revela a face mais conservadora e cruel do atual Governo, que busca velar os horrores, as violações de direitos e todos os crimes oriundos deste golpe.

De acordo com dados fornecidos pela Comissão Nacional da Verdade: “Os órgãos de repressão da ditadura assassinaram ou desapareceram com 434 suspeitos de dissidência política e com mais de 8 mil indígenas. Estima-se que entre 30 e 50 mil pessoas foram presas ilicitamente e torturadas”.

Além da brutal repressão, do ataque sistemático aos direitos humanos e às organizações da classe trabalhadora, a Ditadura Militar foi responsável por inúmeros casos de corrupção e desvios de dinheiro público (clique aqui para saber mais).

Portanto, consideramos que nesta data não temos nada à comemorar, ao contrário, nesta oportunidade devemos relembrar todas as atrocidades cometidas, recordar todos os crimes cometidos e saudar todos àqueles que bravamente colocaram suas vidas à disposição da resistência e da luta por uma sociedade aberta, democrática e livre de qualquer autoritarismo.

Convite

Aproveitamos a ocasião para a Marcha do Silêncio, que terá como tema “Para que não se esqueça, para que não se repita”. A atividade, em repúdio ao Golpe Militar e em memória de todos os lutadores sociais vítimas das atrocidades cometidas, será realizada no dia 01/04, às 16:00hs, na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, nº 04 – Centro, Fortaleza.
Participe!