1º DIA DE PARALISAÇÃO: CATEGORIA ADERE À MOBILIZAÇÃO E PARTICIPA DAS ATIVIDADES

Ação Sindical

Servidores lotados na capital e no interior do Estado aderem ao movimento paredista.

A paralisação de dois dias, aprovada por unanimidade na última Assembleia Geral, começou com adesão expressiva da categoria. Na capital, as atividades aconteceram na entrada do Fórum Clóvis Beviláqua e contou a participação de servidores lotados no FCB, no Palácio da Justiça e nos Juizados Especiais da capital.

A programação do primeiro dia de paralisação contou com a participação de uma banda de fanfarra, que agitou a manifestação durante toda a manhã. Além disso, o sindicato contratou um artista de rua, que realizou uma esquete teatral onde destacou os pleitos da categoria e animou as atividades, tudo isso com muito humor e interação com os participantes.

Durante todo o dia o microfone esteve aberto para realização de intervenções e falas dos servidores, todas elas foram no mesmo sentido, qual seja, reafirmar a importância do movimento e a apontar para a necessidade de união e luta pela imediata implantação dos diversos pleitos em atraso.

De acordo com Roberto Eudes (Coordenador Geral do SindJustiça) “a paralisação tem por objetivo reivindicar a implantação de pleitos em atraso e/ou constantes em lei, dentre eles as ascensões funcionais e promoções, a extensão da Gratificação de Estímulo a Interiorização, a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do Poder Judiciário estadual (PCCR), a reposição das perdas salariais, que chegam a marca de 20% e a convocação de aprovados no último concurso.”

Hadjefferson Marreiro, por sua vez, ressaltou que “além dessas reivindicações, os servidores cobram, da administração do Tribunal de Justiça, a revisão dos critérios para atingimento da Gratificação por Alcance de Metas Estratégicas (GAM Unidades), que acabou por se tornar impossível de ser alcançada para grande parte das unidades judiciárias, o que levará, caso não mudem as regras, a diminuição dos vencimentos dos servidores da justiça.”

Os servidores que realizaram falas também argumentaram que um dos maiores absurdos é o fato de condicionar as metas ao julgamento de processos, algo que não é atribuição dos servidores e sim dos magistrados.

Além da paralisação na capital, outras unidades do interior do estado aderiram ao movimento e realizaram atividades nos locais de trabalho.

TENTATIVA DE SABOTAGEM

Condutas contrárias ao exercício da liberdade sindical já vinham sendo praticadas, na capital e no interior; contudo, o ponto alto se deu no final da tarde desta terça-feira (17/04), quando a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará recebeu ofício da Cúpula do TJ/CE comunicando que não seria possível a utilização da energia elétrica para o aparato necessário aos grevistas que se concentraram na rampa de acesso do Fórum Clóvis Beviláqua.

Registramos que essa decisão sem precedente demonstra o espírito antidemocrático e antirrepublicano que assombra a Justiça Estadual. Porém, a tentativa de sabotar o movimento foi devidamente contornada e a decisão arbitrária serviu de combustível para os servidores.

ORIENTAÇÂO PARA O 2º DIA DE PARALISAÇÂO

Diretoria Colegiada conclama todos os servidores a intensificar o ato nesta quinta-feira (19/04), especialmente convocando os servidores do interior a participarem do evento que se desenvolverá na capital – promovido em frente ao Palácio da Justiça, a partir das 09:00 horas.

Aos que não puderem comparecer, a participação na luta deve se dar na própria Comarca, registrando fotos e encaminhando para o sindicato (email: hadjefferson@gmail.com).

SOLIDARIEDADE

Ao longo de todo o dia diversas entidades representativas dos servidores da justiça de outros estados expressaram apoio ao movimento paredista dos servidores cerenses, confira abaixo:

Sindicato dos Servidores Remunerados da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais – SERJUSMIG: CLIQUE AQUI

Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins – SINSJUSTO: CLIQUE AQUI

Sindicato dos Servidores do Poder do Judiciário do Estado do Paraná – Sindijus-PR: CLIQUE AQUI

Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina – SINJUSC: CLIQUE AQUI

Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia – SINTAJ:CLIQUE AQUI

Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas – SINTJAM: CLIQUE AQUI

Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – Fenajud: CLIQUE AQUI

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DE PARALISAÇÃO