REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DA DIRETORIA DISCUTE CONJUNTURA E DELIBERA PLANO DE AÇÃO

Após realizar reunião de planejamento e articulação, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará encontra-se realizando trabalho de visita às diversas unidade judiciárias, em especial àquelas situadas no interior do Estado

A reunião de planejamento e articulação, que aconteceu na última sexta-feira (09), iniciou com um debate acerca da “Conjuntura Nacional e Local”, facilitado pelo Prof. Dr. Fábio Sobral (Departamento de Economia da UFC).

Na oportunidade o professor alertou sobre os desafios do nosso momento histórico, salientando os ataques aos direitos sociais. Nas palavras de Fábio Sobral, “O saque ao fundo público vem acompanhado de uma série de ataques aos direitos históricos do povo trabalhador. As bases do projeto em curso já estavam apresentadas no programa intitula Uma ponte para o futuro, de autoria do MDB. Na verdade esta é uma ponte para os retrocessos”.

Ainda de acordo com o professor, “a receita aplicada pelo Governo Federal e replicada por diversos governos estaduais é aquela de atacar os direitos, principalmente dos servidores públicos. A política de arrocho salarial, de aumento da contribuição previdenciária e a reforma da previdência em âmbito municipal e estadual são os exemplos mais cruéis destes ataques. Antes de qualquer coisa devemos nos perguntar sobre o pagamento da famigerada dívida interna e externa, assim como da política de isenção fiscal concedida aos grandes empresários, pois é isto que de fato quebra as finanças estatais. Quem provoca o rombo nas finanças públicas são os poderosos, apoiados por seus governos, e não os servidores. Por isso, não podemos pagar esta conta!”, exclamou o Fábio Sobral.

Ao final de sua intervenção, vários servidores realizaram perguntas e comentários acerca do tema do debate. Além disso, foi apontada a necessidade de realização de eventos e formações no interior do estado, desafio que a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará tomará para si e buscará concretizar.

ENCAMINHAMENTOS

Em conjunto com os servidores da base, a diretoria traçou ideias e formas para mobilizar a capital e as regionais do interior. Visitas serão feitas pela diretoria e pela base aos locais de trabalho para convocarem todos para a próxima Assembleia Geral, que será realizada no próximo dia 23.

Nas visitas serão tiradas fotografias e gravados vídeos em protesto às ações arbitrarias do TJCE em retirar os direitos dos servidores. Por fim, foram formados grupos de mobilização, para a abordagem dos demais colegas da base.

A luta continua!