Assembleia aprova por unanimidade contas do SindJustiça de 2014

Por Washington Feitosa

As contas do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará – SindJustiça, referentes ao exercício de 2014, foram aprovadas pelos filiados, por unanimidade, em Assembleia realizada na manhã de quinta-feira (30/04), no Auditório da entidade, localizado na Rua Francisco Segundo da Costa, 97, por trás do Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, também foram eleitos delegados para o Congresso Nacional da CSP Conlutas que acontecerá na cidade de Sumaré, em São Paulo, bem como repassados alguns informes referentes à luta da categoria.

Os trabalhos foram iniciados por volta das 11 horas em segunda chamada, com uma explanação do balanço-financeiro, feita pela coordenadora de Administração e Finanças, Sheila Viana. As demonstrações financeiras referentes ao período de mar/2014 a dez/2014 (tais como ativo e passivo circulante e não circulante, patrimônio líquido e movimentações) foram compartilhados em dois livros junto aos presentes à Assembleia.

De acordo com o documento, o superávit obtido em 30/12/2014 com saldo em conta corrente com a quantia de R$ 893.439,00, juntamente com o saldo COOPERJURIS avaliado em R$ 4.334,40, totalizavam assim R$ 897.773,40. Ao final de abril de 2015 (30/04), as receitas sofreram uma alteração: saldo em conta corrente ficou em R$ 389.809,30 e o COOPERJURIS R$ 46.013,45, somando um total positivo de R$ 435.822,75.

O balanço final foi justificado com a apresentação das despesas comprovando, por exemplo, o pagamento da nova sede do SindJustiça, avaliada em R$ 430.000,00, localizada nas imediações do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora. Além desse dispêndio, o Sindicato teve de arcar com o Registro de Escritura do novo imóvel, Congresso do SindJustiça, compras de ar condicionados, móveis (recepção, escritório), instalação central de ar, computadores e mão de obra. O que justifica o débito no montante de mais 99.000,00 totalizando um gasto final de R$ 529.068,00. Em sua fala, Sheila apresentou um slide com imagens do imóvel onde funcionará a nova sede.

O coordenador Geral do SindJustiça, Roberto Eudes, ressaltou que um dos momentos mais importantes da vida sindical é o da prestação de contas. “É uma oportunidade de expor o resultado das lutas da entidade e a aplicação do patrimônio dos associados”, disse. O dirigente convocou os filiados a seguirem firmes na luta com vistas a novas conquistas.

Eudes também apresentou balanço das atividades desenvolvidas pelo Sindicato como forma de justificar a atuação da atual gestão frente aos pleitos e demandas que apontam conquistas de direitos trabalhistas. Ultimamente o Sindicato tem travado uma batalha junto ao TJCE que, segundo seus gestores, atravessa um momento delicado financeiramente.

A coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sindicato e Presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará (ASPJUCE), Fátima Maria Augusto Moreira, comentou sobre a necessidade de terminar a unificação ente a Associação e o SindJustiça visando fortalecer a luta em prol do judiciário cearense. Ele informou que já foi realizada uma assembleia geral que demandou alguns pleitos nesse sentido, tais como abaixo-assinado e audiências. Atualmente há um processo que suspende liminarmente essa unificação. Os esforços são no sentido de fortalecer o Sindicato.

Transparência

Atualmente o SindJustiça arrecada mensalmente um total de R$ 88.449,96. Ativos: R$ 79.841,45 e aposentados: R$ 8.608,51.

Eleitos delegados para o Congresso CSP Conlutas

A Assembleia ainda deliberou sobre a eleição de delegados de base para representar o Sindicato durante o Congresso Nacional da CSP Conlutas, que acontecerá entre os dias 04 e 07 de Junho, em Sumaré-SP. Foram eleitos Júlia Mendes(13ª Vara Cível FCB), Vera Jucá (5ª Cível – FCB), Hadjefferson Moreira (1ª Criminal – FCB), Gemma Galgani (CIAAC – FCB), João Paulo (19ª Cível – FCB) e Sérgio Luis(13ª de Família) Na ocasião, ficou aprovado também a ida de dois observadores pelo SindJustiça para acompanhar o Congresso. Todas as despesas serão custeadas pela tesouraria do Sindicato. A Delegação contempla a cota de 50% de participação feminina, conforme é prática na organização e em eventos da CSP Conlutas.

Assembleias Geral do Sindicato

Dia 08/05, às 10 horas, na sede da entidade.

Pauta: Informes do I Congresso dos Servidores, avaliação da situação financeira do TJ-CE e a ameaça a direitos dos servidores e discussão e deliberação sobre plano de lutas e movimento paredista.