UNIMED FORTALEZA: REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA COOPERATIVA ESCLARECE ATENDIMENTO DURANTE SURTO DE CORONAVÍRUS

Diretores do SindJustiça se reuniram com representantes da operadora para saber qual o plano de contingência diante da pandemia e como estão sendo feitos os atendimentos aos conveniados

Com o intuito de esclarecer qual está sendo o plano de contingência e como está sendo realizado o atendimento na rede, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) realizou uma reunião virtual (teleconferência) com representantes da Unimed Fortaleza na tarde desta segunda-feira (30/03).

Além dos diretores Roberto Eudes Fontenele, Thiago Sampaio, Pedro Helker e Edmar Duarte, também participaram do encontro o assessor jurídico do sindicato, Wesley Miranda e os representantes da Unimed Fortaleza Juliana Lima, Alexandre Paiva, bem como o Superintendente de Mercado da operadora, Cláudio Saboia e o Coordenador de Relacionamento Corporativo, Marco Aurélio Barreto.

Na abertura da reunião, Fontenele lembrou da importância dos servidores públicos nesse momento difícil de crise e o papel fundamental do sindicato e da operadora de saúde para resguardar os servidores do Poder Judiciário cearense que possui o plano. Depois disso, questionou aos representantes várias questões, como o que está sendo feito por parte da Unimed Fortaleza para enfrentar essa crise gravíssima e como está sendo o atendimento em toda a rede credenciada, já que o surto do novo coronavírus (covid-19) está, dia a dia, aumentando aqui no Ceará.

De acordo com Saboia, a operadora se preocupou em tomar decisões rápidas para tratar dos pacientes com suspeita de coronavírus e para não prejudicar as demais especialidades da casa. Pensando na possibilidade de um aumento considerável nos casos de covid-19, foi construído um hospital de campanha no estacionamento do Hospital Unimed (Av. Visconde do Rio Branco, 4000), em Fortaleza. A unidade foi inaugurada neste domingo (29/03) e conta com 44 leitos de internação ou medicação, além de uma área de triagem para atender pacientes com a suspeita do vírus.

Além dessa ação, a operadora ainda deslocou os atendimentos de outras especialidades que estavam sendo realizados no Hospital Unimed, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, para outras unidades. A especialidade de obstetrícia foi transferida para o Hospital Gênesis (Av. Santos Dumont, nº 1168 – Aldeota); atendimentos psiquiátricos para as clínicas já especializadas na área; a área de oncologia foi transferida integralmente para a Clínica Pronutrir (Av. Atilano de Moura, nº 530 – Guararapes); e a pediatria e outras especialidades para o Hospital São Raimundo (Rua Dr. José Lourenço, 777 – Aldeota), numa ala que a Unimed alugou. Essa medida visa desocupar o Hospital principal para que seja utilizado para tratar dos casos de coronavírus.

Seguindo as orientações da Agência Nacional de Saúde (ANS), a operadora está mantendo a Clínica Unimed – Aldeota (Rua José Vilar, 1222 – Aldeota, Fortaleza/CE) para os atendimentos de menor escala, na forma de plantões, de acordo com o último Boletim coronavírus da instituição, que saiu nesta segunda (30/03). Estarão disponíveis as especialidades consideradas imprescindíveis (seguimento de gestação de alto risco/final de gravidez e receitas de uso contínuo ou controladas).

Outras providências informadas pelos representantes durante a teleconferência foram: um chamamento de médicos de outras especialidades para ajudar no atendimento aos casos de coronavírus e a contratação de mais técnicos e enfermeiros para abranger o possível aumento considerável de casos no Ceará.

Além disso, segundo Saboia, a cooperativa está importando testes rápidos de coronavírus. Esses testes deverão chegar a partir da próxima semana e demoram cerca de 15 minutos para que o resultado saia, substituindo os testes tradicionais que demoram dias para que se tenha alguma resposta. A ideia é que esses testes rápidos possam agilizar a internação do paciente, fazendo com que ele transmita para o menor número de pessoas possível.

Casos de coronavírus

Até o momento, segundo o Boletim Epidemiológico Coronavírus da instituição que saiu no domingo (29/03), a Unimed Fortaleza já realizou 772 testes para o novo coronavírus. Desse total, 611 ainda estão aguardando resultado, 133 foram descartados e 28 confirmados.

Atendimento aos clientes

A Unimed Fortaleza disponibilizou o número 0800 940 7800 para dúvidas sobre o coronavírus e outras questões. O atendimento funciona 24 horas e o cliente fala diretamente com um médico, que irá orientar o paciente com as devidas recomendações. É necessário que se esteja com a carteirinha em mãos.

Teste online

No site da cooperativa, é possível também realizar um teste virtual para descobrir se o cliente possui os sintomas do novo coronavírus, além de contar com outros tópicos específicos esclarecendo o que fazer em caso de suspeita, quais os sintomas e demais informações. Confira: https://www.unimedfortaleza.com.br/coronavirus

Guia Médico

Para mais informações, o servidor conveniado à Unimed Fortaleza pode também acessar o Guia Médico. Confira: https://www.unimedfortaleza.com.br/guia-medico