TODA SOLIDARIEDADE AO SINSJUSTO

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), vem por meio desta nota prestar sua solidariedade ao Presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Tocantins (Sinsjusto), Fabrício Ferreira, e a todos os servidores representados por esta entidade, vítimas de uma ação antissindical praticada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins.

Exercendo o livre direito à manifestação, o sindicato e os servidores realizaram um ato, na última quarta-feira (29), cobrando o pagamento das perdas salariais, referentes ao processo da Unidade Real de Valor (URV). Na ocasião, os servidores realizaram uma paralisação e, em seguida, um cortejo, com faixas e cartazes.

Em uma medida antidemocrática e antissindical, a administração do Tribunal de Justiça deste estado resolveu, com uso de força policial, confiscar faixas utilizadas pelos manifestantes e, não bastasse esse ato repressivo e de censura, um boletim de ocorrência foi lavrado contra o Presidente do Sinsjusto.

A medida representa um duro ataque ao movimento sindical, às liberdades democráticas, ao direito de livre organização e manifestação. A escalada de ataques às entidades sindicais e seus dirigentes não está deslocada de um contexto mais amplo, que busca fragilizar o movimento sindical e, com isso, enfraquecer a resistência dos trabalhadores que lutam contra a retirada de direitos.

Por fim, destacamos que o SindJustiça Ceará prosseguirá apoiando todas as manifestações populares que se pautam na luta por melhores condições de trabalho e de vida para a classe trabalhadora. Em um momento onde os poderosos buscam, a todo custo, avançar contra o direitos dos trabalhadores, a unidade de ação e a solidariedade classista devem ser reafirmadas em todos os espaços.

Abaixo a repressão e a censura!
Pelo direito a livre manifestação!