SINDJUSTIÇA PROFERE AULA PARA ALUNOS DA UNIFOR

Na manhã desta terça-feira (07), a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará, por meio dos diretores Pedro Helker, Edmar Duarte e Thiago Sampaio, ministrou uma palestra para alunos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), oportunidade que foram abordados temas relacionados ao universo do movimento sindical e, mais especificamente, as experiências do SindJustiça.

A aula, referente à disciplina “Direito do Trabalho II”, ministrada pela professora Williane Ibiapina e conta com alunos que estão entre o 7° e 8° semestres. Norteada por um roteiro de perguntas que tratam sobre o cotidiano de um sindicato, seu modo de organização, suas principais tarefas e funções, os diretores da entidade responderam à todas as questões, evidenciaram às ações realizadas durante os últimos anos e apontaram algumas lutas que vem sendo desenvolvidas.

De início, os diretores do sindicato salientaram a importância dos sindicatos enquanto instrumentos de organização da classe trabalhadora, remontando um breve histórico das lutas sociais no país e as conquistas obtidas ao longo dos anos, dentre elas o décimo terceiro salário, o direito a férias e a redução da jornada de trabalho, que chegou a 16 horas diárias e hoje encontra-se em 08 horas.

Pedro Helker ressaltou também as lutas específicas dos servidores do judiciário estadual, bem como as conquistas já consolidadas, dentre elas a isonomia vencimental, a jornada corrida de 07 horas e a equiparação do auxílio alimentação. Todas estas conquistas foram obtidas após muitas lutas e mobilizações e, em alguns casos, greves.

A professora Williane Ibiapina, reconhecendo as ações desenvolvidas pelo SindJustiça Ceará e saudando seu nível de organização e o empenho de seus dirigentes, destacou que escutar as experiências do SindJustiça serve como um importante momento de aprendizagem para todos os alunos. O nível de organização da entidade, de conquistas obtidas e ações desenvolvidas é, de fato, um diferencial da entidade.

Edmar Duarte, por sua vez, ressaltou que apesar de todos os avanços obtidos, outros pleitos ainda são objetivos que a entidade busca alcançar, dentre eles: atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), reposição salarial e auxílio saúde. Além dos pleitos com repercussão financeira, outros tantos também são objetos de luta dos servidores, quais sejam: concurso público para todos os cargos, melhores condições de trabalho, contra o assédio moral e o desvio de função.

Ao final da exposição a professora e a turma agradeceram a recepção e a exposição da Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará, que sempre tem se disponibilizado a contribuir com o debate e oferecer momentos que auxiliam na formação dos alunos.