PEC do Fim do Mundo é aprovada em segundo turno no Senado

Federação Nacional dos Servidores do Judiciário acompanhou a votação da Proposta de Emenda à Constituição no Plenário da Casa.

Nesta terça-feira (13) o Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve desde o início da votação dentro do Plenário da Casa.

O texto, que segue para sanção na Presidência da República, foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. No último dia 30, a PEC já havia sido aprovada em primeiro turno pelo Senado, por 61 votos a 14. Mas, por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto ainda precisava passar por uma segunda votação.

Para os trabalhadores a proposta é conhecida como “PEC da maldade” porque a medida vai congelar investimentos nas áreas de saúde e educação, além de outras áreas importantes para a população. Na última semana, uma pesquisa da Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que diz que 60% das pessoas ouvidas pelo instituto era contra a PEC.

Mobilização na Esplanada

Como forma de protesto pela aprovação, a Fenajud irá se unir com outra centrais, federações e sindicatos para um ato que está previsto para começar as 17h, na Esplanada dos Ministérios. O chamamento foi realizado pelo presidente da Entidade, Luiz Fernando, na manhã de hoje durante audiência pública que trata da Previdência, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal.

Protestos contra a medida foram registrados em sete estados do país. Em Brasília, a Polícia Militar fechou os acessos ao Congresso Nacional. Movimentos sociais e estudantis chegam a todo instante à Esplanada para o protesto contra a PEC. Manifestantes condenam a manobra de Renan Calheiros, presidente do Senado, de adiantar a votação, esvaziando a mobilização dentro da Casa.

Veja como votou cada senador

VOTARAM A FAVOR DA PEC 55

Aécio Neves (PSDB-MG)

Aloysio Nunes (PSDB-SP)