NOTA DE SOLIDARIEDADE

No segundo domingo do próximo mês, o povo brasileiro vai estar em comemoração ao Dia dos Pais. Enquanto milhares farão festa e terão a oportunidade de externar o amor e admiração que carregam pelo genitor, outros ficarão com a saudade e com as memórias do pai que já não mais está aqui.

E se essas memórias envolverem dores jamais esquecidas, sofrimento compartilhado em família, incerteza de como foi o fim do ente querido, resquícios da angústia dos que passaram pela mesma perda e um inevitável inconformismo? Esse é o Dia dos Pais de filhos e filhas da ditadura militar no Brasil. E eis que existe um homem, cruel, vil, sem ética ou moral, que decide pegar na dor do outro e desrespeitá-la.

É por isso que nós, que fazemos a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Ceará (Sindjustiça Ceará), emitimos a presente nota de solidariedade ao senhor Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB.

Somos uma entidade não governamental, sem fins corporativos ou lucrativos, suprapartidária, mas não podemos deixar de nos manifestar quando dentre nossas finalidades está o respeito absoluto e incondicional aos valores humanos.

A figura do atual presidente da República consubstancia a traumática disruptura institucional que vivemos, a qual põem em risco os alicerces de uma jovem democracia, tão carente de estabilidade e serenidade. Como se não bastassem as práticas antidemocráticas e autoritárias, convivemos ainda com atitudes desumanas, desequilibradas, veementemente lamentáveis.

Um governante, que se diz cristão, afirma a repórteres, sem ter o zelo pela história pessoal e privada do jurista Felipe Santa Cruz, que um dia contará a ele como o pai desapareceu na ditadura militar, caso tenha interesse na informação. É um governante que desrespeita gerações que lutaram para que tivéssemos mais liberdade! Desrespeita nossa democracia! Desrespeita a organização política! Desrespeita os seus milhões de eleitores! Desrespeita o protocolo institucional! Desrespeita a normas e regras sociais! Desrespeita o cargo que ocupa! Mas acima de tudo: desrespeita a dor de um filho que perdeu o pai!

A Diretoria do Sindjustiça poderia escrever uma nota de repúdio, mas vamos deixar tudo de negativo para esse governante, que de tão ignóbil, torpe e perverso, optamos por não mencionar nem mesmo o nome. Queremos reforçar o sentimento de solidariedade sincera não só a Felipe Santa Cruz mas também ao nosso povo, que precisa compreender que mudar é possível e necessário, basta união e ação social.