NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UECE

Vimos, por meio desta nota pública, manifestar nossa mais profunda e irrestrita solidariedade aos professores Francisco Luciano e Ilana do Amaral, assim como aos estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vítimas de um verdadeiro patrulhamento ideológico, instaurado a partir de um inquérito em andamento na Polícia Federal (PF), cuja motivação política se manifesta sob o argumento de que os intimados estariam envolvidos em ações “antifascistas”.

De acordo com levantamento realizado, os professores mencionados tiveram suas aulas gravadas e agora sofrem com uma acusação, no mínimo, estranha. Além de atentar contra a liberdade de cátedra, o inquérito, ao se sustentar na argumentação de que os mesmos promoveram atividades “antifascistas”, demonstra um possível aparelho ideológico das instituições policiais, com vistas a reprimir àqueles que ousam questionar a ordem.

Defender as liberdades democráticas, em um momento delicado que atravessamos, é ainda mais urgente. Por isso, nossas entidades somam-se às fileiras daqueles lutadores sociais que não compactuam e não silenciam frente ao obscurantismo.

Por fim, salientamos que nossas entidades estão a disposição, tanto do ponto de vista do suporte político como jurídico, para prestar apoio aos professores e estudantes intimados. Sigamos juntos, na luta contra à repressão e em defesa da democracia!

Fortaleza, 11 de junho de 2021

Assinam esta nota:

Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará)

Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceara (Sinsempece)

Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito e Transporte do Estado do Ceará (Siatrans)

Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril

Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (Sindjud-PE)

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes

Força Sindical

Intersindical (Central da Classe Trabalhadora – Ceará)

Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud)

Federação das Associações Comunitárias de Senador Pompeu (FAMSEP)