ASSESSOR TÉCNICO DO DIAP É ENTREVISTADO EM LIVE DO SINDJUSTIÇA

O profissional falou dos ataques aos trabalhadores que estão ocorrendo durante a pandemia e que poderão ocorrer depois, e a luta do movimento sindical

A terceira live do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), que ocorreu nesta quarta-feira (20/05), contou com a participação do Assessor Técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Marcos Verlaine. No programa, realizado na página do sindicato no Facebook, às 16 horas, foram discutidos os ataques aos direitos dos servidores no Congresso Nacional.

Além de Verlaine, também participaram da live a jornalista sindical e radialista, Marina Valente, que foi a responsável por mediar o encontro, e o Coordenador de Cultura do SindJustiça Ceará, Deusimar Alencar, que comentou os assuntos discutidos.

Na abertura da live, o coordenador do sindicato saudou a todos os servidores que estavam acompanhando a transmissão e ratificou a necessidade de estamos em casa para combater o novo coronavírus. “Um abraço caloroso para todos os nossos colegas servidores […] Vamos ficar sempre atentos, dentro de casa”. Alencar ainda ressaltou que, mesmo distantes, os diretores do sindicato estão na luta em defesa dos servidores e contra o corte de direitos: “O sindicato está na luta, na batalha, sempre de olho aberto”.

No começo de sua fala, o Assessor do DIAP explicou para todos que o papel desenvolvido pelo departamento é o de encaminhar as demandas unitárias dos trabalhadores brasileiros no Congresso Nacional, colaborando, assim, nas reivindicações dos sindicatos e suas categorias.

Um dos assuntos mais falados por Verlaine durante a entrevista foi sobre a função do sindicato durante o momento de isolamento social e depois, quando a situação econômica estiver ainda mais delicada. Para o profissional, os sindicatos precisam analisar e remodelar a sua forma de atuação. “O movimento sindical precisa se preparar para as demandas que vão bater às portas depois da pandemia. Ele precisa melhorar profundamente a comunicação, a formação política, sua maneira de abordar. O movimento sindical precisa entender que é um ator social”.

O assessor ainda comentou sobre os ataques aos trabalhadores que, justificados pela crise econômica, virão após a pandemia. “A agenda do Congresso Nacional vem com muito vigor depois do isolamento social […] Então, vamos nos preparar não só com discursos, mas estudos também”.

Nesse ponto, Verlaine declarou que as reformas que poderão ser aprovadas tirarão direitos dos servidores, como a Reforma Administrativa, a Reforma Tributária e a revisão da Reforma da Previdência, e terão forte impacto sobre a sociedade em geral. “A Reforma Administrativa vem para diminuir o papel do Estado […] Quando o Estado diminui seu papel, ele deixa de atender às pessoas mais humildes e necessitadas”, complementa.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO (ou diretamente no link: https://youtu.be/pvb949oO4Gc)