APÓS PEDIDO DO SINDJUSTIÇA, REAJUSTE DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO É CONCEDIDO

Na tarde de ontem (01/08), em sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), os Desembargadores resolveram aprovar a atualização do valor do auxílio-alimentação dos servidores do Judiciário estadual, passando dos atuais R$ 1.135,33 para R$ 1.188,23.

A atualização de 4,66% corresponde à reposição inflacionária do último período e os valores serão pagos retroativos ao mês de julho.

Em reuniões com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o sindicato já pressionava para que o reajuste fosse prontamente concedido, respeitando o disposto em Resolução que trata do tema.

Histórico

A luta pela equiparação do auxílio-alimentação foi uma das principais reivindicações dos servidores e pauta de mobilização do último período, quando a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará liderou diversas ações para a conquista da isonomia entre os valores percebidos pelos servidores e magistrados.
Antes da aprovação da Resolução nº 17/2016 (publicada no DJ do dia 01/07/2016), que trata do reajuste do auxílio-alimentação, os servidores recebiam valores muito abaixo daqueles pagos aos magistrados.
Por entender que tal distorção era injusta e acentuava a desigualdade no tratamento concedido aos servidores, o SindJustiça Ceará passou a realizar uma série de mobilizações, com o objetivo de garantir uma uniformidade na concessão de tal auxílio.
Após diversas negociações, a administração do TJCE resolveu atender à solicitação de equiparar os valores do benefício, requerida por meio do Processo Administrativo de nº 8501256-15.2015.8.06.0000, de autoria exclusiva do SindJustiça, com protocolo realizado em 23/01/2015.
A partir daí, os valores pagos aos servidores (ativos, efetivos e comissionados) e aos magistrados passaram a ser equivalentes, na época fixados em R$ 1.065,50. Além disso, ficou estabelecido que os valores seriam atualizados de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Outra importante conquista foi o pagamento do auxílio durante as férias e outros casos de afastamentos, considerados como de efetivo exercício.

Quem luta conquista!
A atualização do valor do auxílio-alimentação remonta todo um histórico de lutas e mobilizações, protagonizadas pelos servidores e dirigidas pelo sindicato.

O êxito desta conquista foi fruto de muita batalha, por isso que deve ser valorizado e exaltado.
Recordar as conquistas obtidas é fundamental para reanimar a categoria e prosseguirmos, bem mais firmes e fortes, na batalha pelos pleitos ainda não atendidos.
Por isso, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará reforça a importância da unidade de ação, da disposição à luta e da participação efetiva de todos os servidores nas mobilizações, que deverão ser intensificadas no próximo período.

A luta continua!