2ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO: UNIMED FORTALEZA NÃO ACEITA CONTRAPROPOSTA E APRESENTA NOVO PERCENTUAL

Operadora reduziu sua proposta de 12,35% para 8,14%; diretores defendem que percentual ainda é alto para os servidores

Na tarde desta terça-feira (01/12), a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) e as representantes da Unimed Fortaleza, Monique Sá e Ticiana Vidal, realizaram mais uma rodada de negociação para o reajuste do plano coletivo no ano de 2021.

Na primeira reunião, realizada no dia 27 de novembro, as representantes apresentaram a proposta inicial de 12,35% e o sindicato fez uma contraproposta de 4,5%, dando como justificativa o fato de que os servidores estão há anos sem reajuste salarial e também possuem pouca margem disponível para descontos em folha. A contraproposta da entidade foi levada para avaliação da operadora.

Na nova rodada de negociação (01/12), as representantes informaram que o percentual apresentado pelo sindicato não foi aceito pela operadora, que, por sua vez, reduziu a sua proposta original para 8,14%. Esse percentual, segundo o plano, foi apresentado com base no índice da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aponta o reajuste máximo dos planos individuais ou familiares em 8,14%, válido para o período de maio de 2020 a abril de 2021.

Os diretores argumentaram que o percentual ainda está alto para os servidores, visto que os servidores tiveram suas ascensões funcionais suspensas e não têm reajuste salarial há anos. Além disso, a diretoria também lembrou que a taxa de sinistralidade (relação entre custos da operadora e mensalidades dos beneficiários) do contrato está saudável para o plano.

Ao final da reunião, o Coordenador-geral do sindicato, Roberto Fontenele, comunicou às representantes que a diretoria irá avaliar a nova proposta da Unimed e possivelmente apresentar uma contraproposta. Logo após, marcará uma nova rodada de negociação.