1° DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

O dia primeiro de maio ficou marcado para a história como um dia de luta e resistência dos trabalhadores, quando ainda em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos da América, milhares de operários realizaram uma das maiores greves já vistas, reivindicando a redução da jornada de trabalho, de 13 horas diárias para 8 horas.

Desde então, o movimento operário internacional adotou esta data como referência histórica da luta dos trabalhadores, em marcha por melhores condições de trabalho e de vida, contra a exploração e pela efetivação de seus direitos.

Mais do que comemorar, este primeiro de maio nos passa a seguinte mensagem: os trabalhadores devem permanecer unidos!

Não poderíamos deixar de registrar que os trabalhadores atravessam um momento difícil, quando pensamos os desafios de nosso tempo. No âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), os servidores amargam anos de congelamento salarial, já se somam cerca de 30% de defasagem salarial!

Além disso, o teletrabalho impôs novos gastos para os servidores (energia, água, internet e outros insumos) e o não sinaliza nenhuma contrapartida financeira frente os gastos realizados. Os servidores pagam para trabalhar!

Não obstante ao absurdo mencionado acima, o TJCE ainda resolveu retirar a gratificação de risco de vida de mais de 200 servidores, rebaixando os salários recebidos por aqueles que fazem juz à tal benefício, afetando o orçamento familiar de centenas de famílias.

No Brasil, sofremos com o avanço da pandemia de Covid-19, com o desprezo pela vida e pelo cumprimento das normas de vigilância sanitária, promovidos pelo Governo Federal, com as ameaças e ataques à democracia e com uma brutal retirada de direitos.

Como afirmou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, “é necessário colocar a granada no bolso dos servidores” ou, de acordo com o Ministro do Meio Ambiente, “é preciso passar a boiada”. A tentativa dos poderosos, portanto, é avançar sob os direitos dos trabalhadores, reduzir conquistas e precarizar os serviços públicos.

Nós, servidores e trabalhadores, inspirados no exemplo dos heróis de Chicago, devemos estar conscientes do nosso papel histórico, em defesa da vida, da democracia e de todos os direitos já obtidos. É preciso frear a reação neoliberal! É preciso construir um novo futuro!

Vacina para todos, já!
Abaixo a reforma administrativa!
Viva a luta e a resistência dos trabalhadores!

Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará
Fortaleza, 01 de maio de 2021