08 de Março – Dia Internacional da Mulher

Notícias

Dia 08 de Março – dia Internacional da Mulher – Parabéns a todas as mulheres a luta pela igualdade e dignidade continua!

 

 

O SindJustiça saúda todas as servidoras do Poder Judiciário do Ceará.

O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um episódio trágico, marcado e causado pela histórica repressão às mulheres.

Em 1857, no dia 8 de Março, 129 tecelãs de Nova Iorque foram mortas carbonizadas, dentro da fábrica onde trabalhavam. Estas operárias organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e pela redução de uma carga horária de mais de 16 horas diárias. Seus salários eram equivalentes a um terço do salário dos homens.

Na época, a manifestação das operárias chamou a atenção por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia de seu desfecho.

Desde esse dia histórico, o movimento em favor da emancipação da mulher tem tomado forma no mundo inteiro.

Exploração e limitação de direitos marcam a história das mulheres, levando-as a constantes movimentos pela melhoria de suas condições de vida e trabalho, pela participação na política, pelo fim da exploração sexual, pelo acesso à instrução e pela igualdade de direitos entre sexos. As mulheres ficam mais independentes a cada geração.

Mais do que uma luta pessoal, a consciência do seu poder e sua formidável capacidade de organização, levaram-nas a uma crescente e constante representação nas causas sociais, emitindo opiniões e reivindicando mudanças nos problemas não somente seus, mas de todas as minorias.

Parabéns todas as mulheres que lutam por um mundo melhor, mais justo e mais humano…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!