SINDJUSTIÇA REALIZA VISITA À REGIÃO DO CARIRI

Ação Sindical

Nos dias 02 e 03 de maio, os diretores do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes, Pedro Helker e Thiago Sampaio, estiveram presentes na Região do Cariri realizando uma série de atividades e visitas às unidades da localidade.

As visitas fazem parte de uma agenda de mobilização que a diretoria do sindicato tem cumprido, que tem por objetivo promover o debate sobre o conjunto de pleitos reivindicados pela categoria e articular as lutas futuras.

Visita ao Fórum de Várzea Alegre e de Farias Brito

Em Várzea Alegre e Farias Brito, o diretor Pedro Helker dialogou com os servidores lotados nessas unidades, repassando informações acerca do andamento da pauta de reivindicações, que inclui a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), reposição salarial, por melhores condições de trabalho e outras demandas.

Outra importante demanda é a luta contra a Reforma da Previdência, que tem sido uma das principais bandeiras da entidade. De acordo com o dirigente sindical, o compromisso e a disposição para a luta da categoria serão determinantes para a conquistas das reivindicações.

Confira abaixo as fotos das reuniões

Reunião na Sejud Crajubar

Inaugurada no final do mês de janeiro do ano corrente e sediada na cidade do Crato, a Sejud Crajubar foi o projeto piloto de secretaria judiciária única, implementada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

A visita do SindJustiça Ceará teve por objetivo escutar as impressões dos servidores acerca deste modelo de organização do sistema judiciário, assim como colher demandas e divulgar as ações desenvolvidas no último período.

Bastante participativa, a reunião contou com a presença de praticamente todos os servidores lotados na unidade, que em sua maioria posicionaram-se a favor da luta por melhores condições de trabalho, destacando alguns limites impostos pela criação da nova secretaria. Dentre eles destacamos: a falta de estrutura física adequada, com falta de ar-condicionado e de janelas para melhor a circulação de ar e a ventilação no prédio, o excessivo volume trabalho, algo que terminou por intensificar a jornada e gerar mais cobranças.

Falta de condições de trabalho e de equipamentos

Durante a visita foi constatada que as impressoras daquela unidade, não comportam o volume de trabalho, tendo sido as mesmas cedidas pelas Secretarias de vara do Crajubar. Contatou-se que a geladeira usada na copa, pertence a um servidor efetivo para uso temporário na copa daquele recinto. Segundo os servidores da unidade faltam matéria básico de limpeza, como papel higiênico. Os banheiros estão com as fechaduras quebradas e falta funcionário para realizar limpeza de salas e banheiros.

Já no Fórum do Crato, a situação não é diferente. O prédio é sustentado por pilares improvisados, calçados com algumas estacas, algo que comprova a precariedade na estrutura física.

Granito no Palácio da Justiça e precariedade no interior.

Presença de estagiários
Só existem 32 servidores no local, quando o anunciado pelo TJCe seriam 45 servidores . Os estagiários estão sendo aproveitados, a fim de minimizar a ausência de servidores. Essa presença de estagiários vem sendo reclamada pela direção do sindicato, que entende que a medida objetiva substituir de forma improvisada, a carência de servidores públicos concursados. É portanto urgente, a necessidade de realização de concurso público contemplando também, essa carência existente.

Informes das demais lutas
O sindicato também destacou que a luta por melhores condições de trabalho tem sido um dos principais pleitos deste período, além da luta pela atualização do PCCR, da reposição salarial, da realização de um amplo concurso público com vagas para todos os cargos e contra o assédio moral e o desvio de função.

Ao final da reunião, foi repassado um rascunho de reivindicações para que a direção do sindicato encaminhe e cobre mudanças por parte da administração do TJCe. Ficou acertado que os servidores aguardarão um prazo de 15 dias, a fim de que o TJCe melhore as condições de trabalho na unidade. Expirado esse prazo, caso não haja melhoria, os servidores concordaram em realizar um ato político, com a presença da imprensa, quando se denunciará e se tornarão públicas as condições do funcionamento da unidade. Na ocasião, para finalizar, os servidores realizaram uma foto coletiva, como forma de demonstrar a unidade e o apoio ao sindicato.

Retorno do sindicato e reunião com o TJCe

Ainda no final da tarde de ontem, dia 06/05, os diretores Roberto Eudes e Pedro Helker estiveram reunidos com o Superintendente Judiciário, Dr. Nilsiton, e com o Dr. Wilson Bessa. Na ocasião foram repassadas, as demandas da Sejud do Crajubar. Aguarda-se, portanto, o prazo supramencionado para as medidas sanativas por parte da Administração do TJCe.