REUNIÃO DA DIRETORIA AMPLIADA DEFINE NOVAS AÇÕES

Ação Sindical

Na manhã desta sexta-feira (17), a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará realizou uma reunião ampliada, com a participação de servidores da base, na pauta a discussão em torno da conjuntura, das perseguições promovidas pelo Tribunal de Justiça, a luta pela reposição salarial e outros assuntos.

De início, Roberto Eudes (Coordenador Geral) realizou uma breve análise de conjuntura, focando no cenário nacional e no conjunto de retrocessos em curso no nosso país, dentre eles o congelamento nos gastos públicos por 20 anos e o projeto de lei que pretende acabar com a estabilidade dos servidores públicos, em andamento no Congresso Nacional.

No cenário estadual, percebemos a política de arrocho salarial e aumento da contribuição previdenciária, algo que gerou uma perda de quase 20% nos salários dos servidores públicos.

Todos esses retrocessos, de acordo com a opinião geral dos servidores presentes, têm forte impacto no serviço público e nos servidores, que viram alvos de constantes ataques promovidos pelos Governos Federal e Estadual.

Em contrapartida, os servidores devem ampliar seu nível de organização, de mobilização e de luta, pois o momento histórico exige ainda mais compromisso daqueles que defendem o serviço público de qualidade, os direitos trabalhistas e a valorização dos servidores públicos.

Nesse sentido, a eleição de outubro será um momento decisivo e os servidores públicos devem confrontar aqueles se posicionaram pela retirada de direitos e traíram o voto popular ao aprovarem a reforma trabalhista, o congelamento de gastos e outras medidas impopulares. Por isso, o sindicato produzirá materiais, lembrando o histórico de cada parlamentar e tomará posição política de orientar votos naqueles que estiveram ao lado dos servidores e do serviço público.

 

PERSEGUIÇÃO

Além das remoções de dirigentes sindicais Roberto Eudes e Pedro Helker, o Tribunal de Justiça resolveu ampliar o quadro de perseguição aos dirigentes e às ações sindicais e, em uma nova ação, a administração do TJCE resolveu cortar a gratificação de risco de vida do diretor Thiago Sampaio.

Até mesmo uma ação de divulgação de convênio firmado pelo sindicato, foi negada pelo Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua.

 

FORMAÇÃO

No dia 31 de agosto, de 09:00h às 16:00h, na sede do sindicato próxima ao Fórum Clóvis Beviláqua, será realizado o primeiro ciclo de formação política, promovido pelo SindJustiça Ceará. Com o tema “A sociedade capitalista: crise, desafios e perspectivas”, o curso será ministrado por professores universitários e especialistas no assunto.

O curso é aberto à todos os servidores interessados e mais informações poderão ser obtidas por meio do telefone: (85) 3273-4217.

 

PERDAS SALARIAS

Ficou aprovado a realização de uma campanha pela reposição das perdas salariais, resultantes da política de arrocho salarial promovida pelo Governo do Estado e pelo TJCE. Lembramos que além das perdas salariais de quase 20%, o Tribunal vem negando direitos que já deveriam estar implantados, dentre eles a GEI e ascensão funcional em atraso.

O sindicato confeccionará banner’s, adesivos, cartazes e áudios, que serão repassados à todas as unidades. Ao receber os materiais, os servidores deverão fixa-los em suas unidades e divulga-los em redes sociais, com vistas a ampliar a visibilidade da campanha.

 

VISITAS

Além das visitas já realizadas, a diretoria do sindicato formulará um calendário de reuniões com a base. Já na próxima semana será realizado o “Café com o sindicato”, momento de debate com os servidores lotados na capital, a saber:

– Dia 23/08, às 10:30h: Fórum Clóvis Beviláqua (em frente ao ponto eletrônico); e

– Dia 23/08, às 14:00h: Palácio da Justiça (subsede do sindicato, situada no subsolo do TJ/CE).

Também serão ampliadas as visitas às unidades do interior do estado. Em breve será divulgado calendário de atividades com informações mais detalhadas.

 

PCCR

Sobre a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, a discussão girou em torno do repasse de informações obtidas na última reunião com o Presidente do Tribunal e na estratégia de lutas a ser implementada pelos servidores.

Desde já, a Diretoria Colegiada do sindicato tirou como posição a defesa de todas as conquistas já obtidas, de maneira que a reforma do plano deve seguir no sentido de ampliar direitos e colocar fim no congelamento das tabelas. O SindJustiça também não aceitará a proposta do Tribunal, que pretende rebaixar os salários dos futuros servidores e, de certo, terá impacto no quadro atual.

Por isso, é importante pensar alternativas frente a postura adotada pelo Tribunal, de modo a manter a unidade dos servidores em torno dessa luta. Assim, as reuniões por locais de trabalho deverão ser momentos em que a categoria deve opinar e sugerir propostas de reformulação do plano e de estratégias de lutas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!