REPOSIÇÃO SALARIAL: SINDICATO PARTICIPA DE ATO CONVOCADO PELO FUASPEC

Ação Sindical

Uma das iniciativas aprovadas na reunião do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC), que aconteceu no dia 13 de fevereiro, foi a realização de um ato público da Campanha Salarial Unificada, em frente ao Palácio da Abolição.

Realizada na manhã desta quarta-feira (20), a manifestação contou com a presença de diversas entidades sindicais, dentre elas o SindJustiça Ceará, representado pelo diretor Edmar Duarte, Federação Nacional dos Servidores e Empregados Estaduais (FENASEPE), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE), a Associação dos Servidores da Ematerce (ASSEMA), a Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (ASSEEC), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (SINSEMPECE), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SINDSAÚDE), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE), o Sindicato dos Fazendários do Estado do Ceará (SINTAF) e outras.

As entidades reivindicam a reposição das perdas salarias, que chegam a marca de 85%, se somadas de 1999 a 2018. Sabendo da disponibilidade orçamentária do Governo do Estado, os sindicatos aprovaram, por unanimidade, a cobrança de 20,64%, a título de reposição salarial, além de exigirem o cumprimento da Lei Nº 14.867/2011, que assegura a data base para 1° de janeiro.

Outra medida foi a entrega de uma pauta de reivindicações, no Gabinete do Governador, momento em que uma Comissão de representantes do FUASPEC reuniu-se com o Secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Andre Barbosa, e cobraram a imediata implantação do reajuste solicitado. Vale dizer que a pauta entregue é constituída de um estudo, demonstrando a viabilidade da concessão da reposição salarial e apontando todas as perdas nos últimos anos. (clique aqui para ver o documento)

Por fim, a Diretoria do SindJustiça Ceará ressalta que a luta pela reposição das perdas salariais deverá ganhar força nas próximas semanas e convoca todos os servidores para participarem das atividades a serem desenvolvidas pelo FUASPEC, dentre elas o Seminário Unificado sobre a Campanha Salarial, que deverá acontecer no dia 26 de fevereiro, às 14:00hs, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará, bem como uma audiência com o Governo do Estado, no dia 28 de fevereiro, às 15:00hs, no Palácio da Abolição, que deverá aprofundar as discussões acerca do reajuste salarial.