NA CÂMARA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ, AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Ação Sindical

Na última sexta-feira (24), após pedido do SindJustiça Ceará e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Viçosa do Ceará (STTR), a Câmara de Viçosa realizou uma Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência. Estiveram presente, compondo a mesa, os diretores do sindicato, Roberto Eudes e Edmar Duarte, além do assessor jurídico, advogado Wesley Miranda.

Outras entidades e parlamentares também estiveram a mesa de trabalho, que conduziu o debate sobre o tema, destacamos aqui a presença de Emanuel Siqueira (STTR de Viçosa do Ceará),  Padre Adriano, Isabel Carneiro (Representante do dep. Estadual Renato Roseno), Erivanda França (Representante da Fetraece), Nádia Carneiro (Representante da FETAMCE) Ozaneide de Paulo (Representante da CUT-CE), Liliane Carvalho (Movimento Ibiapabano de Mulheres – MIM), Diego Passos (Presidente da Federação Viçosense de Apoio as Entidades – FEVAE), Zeca Feitosa (Professor, sindicalista e advogado), Odorico Monteiro (Ex-deputado e professor da FIOCRUZ), Dr Lima (Médico e ex-vereador de Viçosa do Ceará), Neurimar Siqueira (Vereadora), Lucinete Brito (Vereadora), Eranildo Fontenele Xavieir (Presidente da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará), Daniel Lima (Vereador – Autor da proposição) e Elisabeth Gomes (Vice-Prefeita de Viçosa do Ceará).

A audiência foi marcada pela forte presença de trabalhadores da região, que interessados em conhecer mais sobre o tema, participaram ativamente do debate.

Foram diversas as intervenções que destacaram o verdadeiro ataque aos direitos dos trabalhadores, presente na atual proposta de reforma da previdência, dentre eles: quarenta anos de carteira assinada para receber aposentadoria integral, aumento da idade mínima e do tempo de contribuição, corte no PIS e outras maldades.

Para os debatedores, a reforma terá impacto direto sob os servidores públicos, trabalhadores rurais, professores e mulheres, a proposta não busca acabar com os privilégios, ao contrário, ela ampliará o quadro de desigualdade social e miséria.

Roberto Eudes, Coordenador Geral do SindJustiça Ceará, ressaltou a importância do debate e necessidade da população ocupar as ruas e, de maneira organizada, protestar contra a reforma da previdência e o fim da aposentadoria. Para o sindicalista, a única saída para barrar os ataques aos direitos dos trabalhadores é a pressão popular.

Padre Adriano, pároco de Viçosa do Ceará, foi outro a manifestar-se contra a reforma da previdência, ressaltando que a atual política de ajuste fiscal pune os mais pobres e beneficia os mais ricos. Em um depoimento emocionante, o pároco ressaltou que reforma da previdência tende a piorar as condições de vida do povo trabalhador.

Clique aqui para assistir a Audiência Pública.

Greve Geral

Outro tema bastante abordado foi a importância do fortalecimento da Greve Geral, deliberada por unanimidade pelas centrais sindicais e que deverá acontecer no dia 14 de junho.

Neste dia, trabalhadores em todo o país paralisarão suas atividades, manifestando-se contra a reforma da previdência e o fim da aposentadoria.

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará reforça a importância da categoria estar presente na Assembleia Geral, que será realizada no dia 30 de maio, e que deliberará, dentre outras coisas, adesão ao movimento paredista. Além da pauta geral, os servidores do judiciário estadual também levantarão suas bandeiras pela implementação de pleitos específicos, dentre eles o reajuste salarial e a luta por melhores condições de trabalho.

Clique aqui e confira o edital da AGE.