UNIMED FORTALEZA: RETORNO DAS COBRANÇAS REGULARES DO REAJUSTE DE 2020

Recomposição dos valores relativos aos meses de setembro a dezembro serão diluídos em 12 parcelas; novas mensalidades também estão vindo com o reajuste de 2021

A Unimed Fortaleza voltou a cobrar dos seus beneficiários, a partir de janeiro, os valores mensais regulares do plano após a suspensão da cobrança do percentual de reajuste do ano passado (11,6%) das parcelas relativas aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020.

Essa suspensão foi implementada após decisão da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), conforme comunicado n.º 85 publicado no D.O.U. em 02/09/2020, que suspendeu a cobrança dos percentuais de reajuste devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com informações da operadora, além do retorno aos valores regulares, também está sendo cobrada a recomposição dos efeitos decorrentes da suspensão (cobrança relativa aos valores de quatro meses de 11,6% cada), que serão diluídos em 12 parcelas ao longo de 2021, e o novo percentual de reajuste relativo a 2021 (7,35%), fechado no dia 10 de dezembro após negociação com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará).

O sindicato ainda lembra que em setembro, primeiro mês de suspensão do reajuste, a operadora acabou não suspendendo a cobrança do reajuste. Esses valores, contudo, já foram deduzidos no mês de novembro. Na época, a Unimed Fortaleza lançou nota explicativa em que informou:

“Por oportuno, cumpre-nos informar que em razão da logística envolvida para a operacionalização necessária a devida quitação das faturas de serviços dos contratos celebrados com essa entidade, a qual envolve o envio prévio de demonstrativo das despesas mensais para que o Sindicato o remeta ao órgão pagador, a fim de que este último proceda o desconto em folha de pagamento dos beneficiários vinculados aos contratos, não houve tempo hábil para concluir todos os ajustes necessários, o que importou no envio de informação de despesas equivocadas e que geraram o desconto em folha a maior.

Ressaltamos que todos os valores já foram devidamente conferidos, apurados e firmado acordo entre as partes para a dedução em fatura de serviços da próxima competência.”

Leia a nota completa no link a seguir: http://sindjusticaceara.org.br/noticias/desconto-indevido-unimed-fortaleza-lanca-comunicado/

AVALIAÇÃO DO SINDICATO

Segundo o Coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), Roberto Fontenele, o ideal era que os beneficiários não pagassem mais o reajuste suspenso. “O sindicato defendeu que os servidores não fossem cobrados posteriormente, devido à situação de pandemia.”, relembra.

O sindicalista reforça, ainda, o efeito negativo da cobrança retroativa. “O valor cobrado agora afeta ainda mais a margem que os servidores têm nos descontos em folha”.

Apesar da cobrança que vai pesar no bolso dos servidores, Roberto Eudes reconhece que a suspensão foi importante naquela ocasião. “Destacamos que houve o fato positivo de o reajuste ter sido suspenso num momento difícil para as famílias devido à pandemia, pois o efeito do reajuste não atingiu imediatamente os servidores.”.