NOTA DE REPÚDIO À POSTURA DO DESEMBARGADOR JAIME MACHADO JÚNIOR, DO TJSC

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará vem a público manifestar seu repúdio à conduta do Desembargador Jaime Machado Júnior, que em um vídeo, ao lado do cantor Leonardo, gravou um vídeo contendo uma mensagem à determinadas juízas, onde ele diz: “nós vamos aí comer vocês”. Ao final ainda completa com o seguinte recado: “ele segura e eu como”. (clique aqui para ver o vídeo)

A atitude além de desrespeitosa e reprovável, revela um comportamento machista e reforça a prática de violências sexuais. Em um momento onde diversos episódios de violência contra as mulheres têm ganhado mais evidência, a postura do desembargador parece desconsiderar todo um conjunto de reivindicações do movimento de mulheres, que cada vez mais tem alertado para a necessidade de se combater práticas sexistas.

Vale mencionar que, de acordo com o levantamento feito pelo Datafolha, encomendado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), “Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil e cerca de 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio.” (clique aqui para ver alguns dados sobre o assunto)

Posturas como a expressa pelo Desembargador Jaime Machado Júnior devem, cada vez mais, ser denunciadas e repudiadas veementemente. Não podemos naturalizar determinadas práticas, mesmo que elas sejam justificadas como “brincadeiras”. A construção de uma sociedade mais justa e que respeite os valores humanistas deve ser pavimentada em todas as dimensões, algo que exige novas práticas e condutas, pautadas no respeito à diversidade e na tolerância.