PRESIDENTE DO STF E DO CNJ, MINISTRO LUIZ FUX, RECEBE FENAJUD EM REUNIÃO EM BRASÍLIA

Ana Carolina Lobo esteve em plantão da entidade durante esta semana e também participou do lançamento da plataforma do DIAP com vistas para as Eleições.

A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, por meio da Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional, Ana Carolina Lobo, esteve em audiência com o presidente do STF e do CNJ, Ministro Luiz Fux, para debater a pauta da categoria. Entre os temas abordados estavam: a Resolução 294, que trata sobre saúde suplementar; a terceirização do Judiciário; e a virtualização de processos e teletrabalho. A reunião aconteceu na sede do CNJ, em Brasília, na terça-feira (09).

De forma cordial, o Ministrou ouviu atentamente toda os temas, sanou algumas dúvidas e disse que analisaria atentamente ponto a ponto, para ver o que poderia fazer, ressalvando que está em final de mandato.

Durante a reunião, a coordenadora entregou ainda uma unidade da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro, feita pela Fenajud, Fenamp e Fenajufe. O documento elenca diversas orientações políticas em face das eleições gerais de 2022 e foi lançado em parceria pelas três entidades do Sistema de Justiça no dia 14 de julho, em Brasília.

Para Ana Carolina, foi um momento importante, “porque precisamos que nossas demandas sejam ouvidas. Avalio que foi um primeiro passo de aproximação com uma instituição que tem uma grande relevância na vida dos servidores do Judiciário e que precisa se abrir para o diálogo com aqueles e aquelas que fazem a justiça acontecer no cotidiano”.

Carta de Aracaju

Ana Carolina entregou ao Ministro a Carta de Aracaju. O documento foi redigido durante o II Encontro Nacional de Lideranças Sindicais, em Sergipe, que reuniu dirigentes da Fenajud e dos Sindicatos Filiados. Nele, as entidades apontam reflexões sobre os desafios e impactos postos aos trabalhadores públicos pelo processo de virtualização do judiciário. Confira aqui.

Eleições – Quem é quem

Ainda dentro das atividades realizadas no plantão em Brasília, Ana Carolina esteve no lançamento da plataforma “Quem foi Quem” no Congresso Nacional, que disponibiliza os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade. O que permite ao cidadão-eleitor conhecer como atuaram os representantes no Poder Legislativo. A atividade aconteceu na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em Brasília, na quarta (10).

De acordo com o DIAP, “A plataforma faz parte de novo projeto de acompanhamento e compartilhamento de informações de domínio público, como forma de estimular a participação política e o voto consciente”.

Clique aqui e confira as votações: www.quemfoiquem.org.br.

Fonte: Fenajud