SINDJUSTIÇA REALIZA REUNIÃO COM MOVIMENTOS SOCIAIS E SINDICATOS PARCEIROS

O intuito do encontro foi articular o apoio dos representantes na luta em prol da reforma do PCCR dos servidores do TJCE

Na busca por ampliar as parcerias entre o SindJustiça Ceará e os movimentos sociais e sindicatos estaduais, a Diretoria Colegiada do sindicato realizou uma reunião, nesta quarta-feira (10/08), com lideranças de entidades parceiras.

O encontro, realizado no auditório da sede 2 do sindicato (localizado ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua), também teve o objetivo de articular o apoio dos movimentos para a luta em prol da reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Judiciário estadual, bem como a presença na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do sindicato, que será realizada no dia 23 de agosto.

A reunião contou com a participação de representantes do Povo Indígena Anacé; do Povo Indígena Pitaguary; Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-Ce); Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF); Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (SINSEMPECE); Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Região Metropolitana de Fortaleza; CSP Conlutas; Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil (Confetraf-Brasil); oposição ao sindicato dos vigilantes do Ceará; oposição ao sindicato dos trabalhadores da Defesa Civil do Ceará; Afronte; Organização Terra Liberta; Brigadas Populares; PSOL; PSTU e PCB.

Para o coordenador-geral do SindJustiça, Roberto Eudes, que foi o mediador do encontro, é uma prática do sindicato trabalhar alianças com outros segmentos dos movimentos sociais e de trabalhadores. “Além do apoio para os pleitos dos servidores do Judiciário, fazemos essa parceria para fortalecer as pautas populares”, explica.

Segundo Roberto, com a aliança, o sindicato pretende ajudar os movimentos para que tenham espaço para se dirigir à Chefe do Judiciário estadual, Desembargadora Nailde Pinheiro, e ao próprio Judiciário, com o propósito de reivindicar os seus pleitos. “A gente está chamando para o nosso movimento, mas no que der, a gente vai dar esse apoio, para que eles levem as pautas deles”, ressalta Roberto.

LIDERANÇAS FIRMAM APOIO AOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO

“Estamos aqui, firmando nossa unidade classista, nossa resistência, e a importância de estarmos juntos na luta contra os retrocessos que a gente enfrenta dentro da nossa instituição”. Declara Audrey Petrola, diretora de políticas do SINSEMPECE, ressaltando, ainda, a longa parceria com o SindJustiça. “Estaremos no dia 23, na Assembleia Geral da categoria, para fortalecer a luta pelo PCCR, pela dignidade do nosso trabalho. Seguimos juntos na luta, na fraternidade e solidariedade. Até lá”, conclui.

Parabenizando os servidores da Justiça por um momento como esse, Manoel Arnoud Peixoto, presidente da Confetraf-Brasil, destaca seu compromisso em apoiar a luta dos servidores do Judiciário cearense. “Também estamos nessa luta por um mundo melhor, por relações humanas melhores, por um mundo emancipado onde a gente possa ter uma vida melhor para todos”.

Paul Almeida, representante das brigadas populares, destaca a importância da união entre os movimentos sociais do campo e da cidade; das centrais sindicais e dos povos indígenas. “Viemos somar à luta dos companheiros e lutar por uma democracia, e por uma Justiça que ainda é muito retrógrada e precisa avançar, sobretudo, junto às pautas dos movimentos sociais. Precisamos avançar. Fé na luta, venceremos”.

Diante das falas, Roberto Eudes frisou a necessidade de diversificar as vozes: “além do nosso pleito corporativo de sindicato, representando os servidores da Justiça junto ao Tribunal, a gente faz alianças para fortalecer as pautas populares”.

Confira todas as fotos da reunião no link: https://photos.app.goo.gl/uE8rHbU7wcLEymLN9

ASSEMBLEIA GERAL DELIBERA PRÓXIMAS AÇÕES PELA REFORMA DO PCCR

Marcada para o dia 23, a AGE ocorre a partir de 10 horas, na rampa de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua, e tem como objetivo deliberar a respeito dos planos de luta em prol da reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores e discutir outras questões. Participe!