PELA LIVRE ASSOCIAÇÃO: EM DEFESA DA CIÊNCIA E DA VIDA

O SindJustiça Ceará (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará) vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à professora da UFC (Universidade Federal do Ceará), Helena Martins, que sofreu, nos últimos dias, ataques caluniosos e machistas vindos da Reitoria da UFC, através de nota pública.
Prestamos, ainda, nossa solidariedade à atual diretoria da ADUFC – Sindicato (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará), que foi eleita de maneira legítima por seus pares. É, portanto, a representante, legal e de direito, do conjunto docente das universidades federais cearenses. Afinal, ao elegerem a atual diretoria, professoras e professores entenderam que o direcionamento político ali proposto era o mais adequado para a categoria.
Ademais, a atual gestão da ADUFC – Sindicato já deu mostras de transparência em seus posicionamentos políticos que se concentram em defender os direitos da categoria que representa. Defesa que passa por reivindicações corporativas e pontuais em torno da qualidade de trabalho na docência. Mas também, que se pauta na denúncia do governo federal e de grande parte do Congresso Nacional, cuja atuação tem promovido ataques, constantes e diretos, aos direitos da classe trabalhadora como um todo, atingindo, em cheio e principalmente, a população em situação de maior vulnerabilidade social.
Frisamos, por fim, a defesa intransigente da Constituição Brasileira que, no inciso XVII do seu Artigo 5º, garante a liberdade de associação. Perante a Constituição Cidadã, somos livres para exercer nossa cidadania, criando ou participando de associações cujos fins sejam lícitos e sem caráter paramilitar; a citar, as associações comunitárias, organizações sindicais e partidos políticos.
É inconcebível, portanto, qualquer tentativa de desqualificar alguém por esta pessoa ser filiada a um partido político, como ocorreu com a professora Helena Martins. Ressaltamos o direito, de toda cidadã e de todo cidadão, de participar, concomitantemente, de um partido político e de uma organização sindical. Por sinal, as vivências partidárias e sindicais se complementam no exercício da cidadania.
Nesse sentido, observamos, com muita atenção, atitudes como a protagonizada pela Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Precisamos nos manter vigilantes e dispostos a defender a democracia brasileira que, nos últimos anos, vem sofrendo constantes ameaças. Afinal, discursos, camuflados por um democratismo, atacam os verdadeiros pilares democráticos do Brasil. Devem estes, pois, serem rechaçados por todo aquele que defende um país livre.
Partidos políticos e organizações sindicais são instrumentos legítimos de atuação cidadã e podem servir à luta em defesa da classe trabalhadora, por conseguinte, são peças importantes na construção de uma sociedade justa.
Diretoria Colegiada do SindJustiça