8M: LIVE DO SINDICATO UNE CULTURA E DEBATE POLÍTICO NO DIA DA MULHER

Roda de conversa contou com a participação da militante feminista Zuleide Queiroz e reuniu servidoras do TJCE

Em homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, o SindJustiça Ceará realizou uma live que engajou as servidoras nesta terça-feira (08/03). A partir das 19h, o Sindicato iniciou o evento cultural e político no Facebook e YouTube da entidade, com a apresentação da jornalista Marina Valente.

Logo no início, a live contou com a apresentação musical da cantora Maria Zenaide, que, juntamente com o pianista Daniel Domingues, trouxe o melhor da Música Popular Brasileira (MPB) e da música internacional.

Após a primeira parte cultural, a live contou com o debate “A luta das mulheres na atualidade: significados e desafios”, com a presença de Zuleide Queiroz, que é professora, Militante do Coletivo Resistencia Feminista e da Frente de Mulheres do Cariri e Diretora do ANDES/SN.

Representando as mulheres da categoria, também participaram as servidoras do TJCE Fatinha Augusto (técnica judiciária), Selma Montenegro (auxiliar judiciário) e Jacira Augusto (auxiliar judiciário), que trouxeram um pouco da realidade das mulheres que trabalharam no Judiciário estadual.

Durante sua fala, Zuleide Queiroz trouxe um pouco do histórico de luta das mulheres e sintetizou o que era o Brasil e antes de Bolsonaro, e o que ele representou para a vida das mulheres após sua chegada ao poder.

“A história sempre traz para gente a nossa luta pelo direito ao voto […] A gente vê o quanto que a gente pensava, ou tinha a ilusão de que, ao votar, nós iríamos estar fazendo parte dessa cidadania tão desejada. Aí a gente vai ver que não é só votar, a gente também precisava participar dessa vida política”, explica Zuleide.

Em sua participação, a servidora Selma Montenegro levantou a questão do quanto que a sociedade precisa de mulheres em cargos de poder, dando destaque à atual Presidência do TJCE, que é ocupada por uma mulher.

Além disso, a servidora também ressaltou que o Tribunal articulou ações de combate à violência doméstica com a Casa da Mulher Brasileira. Entre elas, a distribuição de “cartilhas pedagógicas para informar às vítimas de assédio e/ou violência procedimentos a serem seguidos. Muitas vezes elas conseguem medidas protetivas, mas também precisam de um suporte emocional e de segurança”, complementa.

SORTEIO DE BRINDES

Para finalizar a live, o Sindicato também fez um sorteio de dez brindes para todas as servidoras que se inscreveram como nome e matrícula nos chats das transmissões no Facebook e YouTube.

Todas as servidoras sorteadas podem ir buscar o seu brinde a partir do dia 16 de março (quarta-feira) na sede 2 do SindJustiça Ceará, localizada ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Francisco Segundo da Costa, 97, Edson Queiroz).

Confira abaixo a lista das servidoras sorteadas:
1ª sorteada: Tcheska Gonçalves (Matrícula: 2970)
2ª sorteada: Adriana da Silva Barbosa Araújo (Matrícula: 12013)
3ª sorteada: Ana Patrícia Cavalcante de Andrade (Matrícula: 710)
4ª sorteada: Rosa Gattorno Farias (Matrícula: 99430)
5ª sorteada: Antonia Alessandra Sousa Campos (Matrícula: 201483)
6ª sorteada: Fatinha Augusto (Matrícula: 93845)
7ª sorteada: Hila Maria de Freitas Braga (Matrícula: 731)
8ª sorteada: Margarida Maria Falcão (Matrícula: 92649)
9 ª sorteada: Maria Lucineide Cavalcante Oliveira (Matrícula: 2886)
10ª sorteada: Christianny Fernandes (Matrícula: 4155)

CONFIRA A LIVE COMPLETA ABAIXO: