SINDJUSTIÇA PARTICIPA DE REUNIÃO COM A SGP

Na pauta a revisão das metas da GAM, reforma do PCCR, atualização do auxílio alimentação e outros temas

Na tarde desta sexta-feira (04), os diretores do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes, Iderlândio Morais e Deusimar Alencar, acompanhados do assessor jurídico da entidade, Wesley Miranda (escritório AMA Advocacia), participaram de uma reunião com a Secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Teixeira.

A reunião, que aconteceu após pedido do sindicato, tratou de temas importantes para o conjunto da categoria, a saber:

1) Recadastramento de servidores:
Para melhor acompanhamento, eficiência e zelo pelos recursos públicos, o Sindicato informou que poderá contribuir com a administração do Tribunal, repassando informações quando de óbitos de servidores ativos ou aposentados, que estavam cadastrados nos quadros da entidade.

2) Reforma do PCCR:
Após despacho da Presidência do TJCE, onde consta a informação que a SGP e os Juízes Auxiliares estão analisando o pleito. Informações estão sendo levantadas e estudadas, para subsidiar o posicionamento da Presidência do Tribunal, quanto as mudanças que resultarão na reforma do plano.

Os estudos, portanto, estão em andamento e o tema segue sendo abordado pela administração.

3) Metas da GAM:
Sobre este tema, o sindicato reclamou da crescente imposição de metas, que tem causado prejuízos financeiros aos servidores. Além disso, outro ponto apresentado foi o estabelecimento de expedientes, que passaram a ser cobrados dos servidores mesmo sem corresponder diretamente às suas atribuições, como o número de baixas, sentenças e arquivamento, por exemplo.

Em resposta às questões abordadas, a secretaria informou que os servidores que, eventualmente, atravessarem alguma situação excepcional, podem procurar a Comissão da GAM e/ou a SGP.

Foi destacado o incremento na produtividade, durante o último período, e comunicado ao sindicato que o diálogo sobre este tema poderá ser retomada quando dos estudos dos indicadores do próximo semestre.

4) Auxílio alimentação:
Após questionamento do sindicato, sobre o prazo para atualização/correção do auxílio alimentação, a secretaria reiterou que a Presidência seguirá a Resolução nº 17/2016 (publicada no DJ do dia 01/07/2016), fixando o mês julho como data-base, para a atualização anual, de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do valor da gratificação.

5) Perícias realizadas pela Coordenadoria de Perícia Médica (Copem):
O sindicato informou que muitos servidores tem encontrado dificuldade em realizar perícias, dado o volume elevado de procura para realização de procedimentos.

Ao tratar do assunto, os diretores solicitaram que a administração do Tribunal realizasse uma interlocução com o Poder Executivo, a fim de aprimorar o sistema.

O sindicato, por sua vez, também se comprometeu a dialogar com outras entidades e juntas pressionarem por melhorias no serviço prestado.

6) Retorno presencial:
De acordo com a secretária, os servidores devem estar atentos e cientes que, tão logo definido o retorno ao trabalho presencial, aqueles que forem convocados deverão apresentarem-se ao local de trabalho.