REAJUSTE ANUAL DA UNIMED FORTALEZA É DE 9,92%

Proposta inicial da operadora era de 16,87%; O sindicato tentou reduzir o percentual ao máximo, mas plano não aceitou reduzir mais o valor

Após duas reuniões de negociação, realizadas durante o mês de dezembro, foi fechado o reajuste anual da Unimed Fortaleza. O percentual foi de 9,92%, que será cobrado a partir de fevereiro, data-base do contrato.

Na primeira reunião, realizada no dia 1º/12, a operadora havia apresentado a proposta inicial de 16,87%, embasada no aumento de internações e de custos durante 2021, em comparação com 2020. Nas reuniões, as representantes da operadora também informaram que a sinistralidade (relação entre custos da operadora e mensalidades dos beneficiários), algo que contribui decisivamente para a manutenção da saúde fiscal e contábil do convênio, está em 73%. Todos esses fatores, segundo as representantes, foram decisivos para o cálculo da proposta.

Esse percentual inicial foi prontamente recusado pela Diretoria Colegiada do sindicato, que considerou um valor bastante alto para a categoria, há anos sem reposição salarial. Os diretores chegaram a dizer, durante uma das reuniões, que não negociariam qualquer reajuste que alcançasse um parâmetro tão elevado.

Posteriormente, os diretores apresentaram uma contraproposta de 3%, que foi recusada pela operadora. Depois, o SindJustiça Ceará também tentou fechar nos 7%, também recusado pelo plano. Ao fim das negociações, a operadora informou que o percentual mínimo de reajuste é de 9,92%. Durante as reuniões, os diretores tentaram sempre reduzir o percentual, para impactar o menos possível no bolso dos servidores, mas a Unimed se manteve irredutível.