SINDJUSTIÇA VAI JUDICIALIZAR REAJUSTE DA UNIMED CEARÁ

Negociações com a cooperativa não surtiram o efeito esperado pelo sindicato. Unimed insiste em reajuste de 25%, o que é considerado abusivo.

Na manhã desta sexta-feira (02), a diretoria do SindJustiça Ceará e os representantes da Unimed Ceará reuniram-se e mais uma vez não chegaram a um acordo quanto ao reajuste anual, tendo em vista que a Unimed Ceará insiste no percentual de 25%. Em resposta, a diretoria do SindJustiça Ceará resolveu que judicializará a questão.

primeira proposta apresentada pela Unimed Ceará foi de 34,02%, percentual que compreende o reajuste de 13,57% referente aos últimos 12 meses, acrescido de 20,45%, referente a reposição das perdas financeiras (sinistralidade), alegadas pela cooperativa. (clique aqui para ver matéria)

A diretoria colegiada do SindJustiça Ceará não aceitou a proposta e mais uma vez as partes retomaram a negociação, quando a Unimed Ceará propôs um reajuste de 25%, que mais uma vez foi recusado pelo sindicato. (clique aqui para ver matéria)

Em resposta, o SindJustiça Ceará solicitou os dados financeiros que serviram de subsídio para elaboração do percentual proposto pela cooperativa, a fim de encaminhá-los para um perito realizar a análise dos valores referentes às perdas financeiras alegadas pela Unimed Ceará.

O resultado de tal análise, de acordo com o perito contratado pelo sindicato, indicou que os números apresentados pela Unimed Ceará estavam bem acima dos gastos efetivamente realizados pelos usuários, ou seja, o percentual proposto pela Unimed Ceará, baseado nos prejuízos financeiros provocados pela utilização demasiada do plano possivelmente era improcedente.

Com base neste resultado, na última quinta-feira (01) o sindicato voltou a negociar com a Unimed Ceará, repassando o estudo realizado, solicitando que a cooperativa refizesse seus cálculos e apresentasse uma nova proposta de reajuste.

Na reunião seguinte (02/06), a Unimed Ceará contestou o estudo realizado e insistiu na proposta de 25%, utilizando como argumento uma possível divergência na base de cálculo utilizada pelo sindicato, assim como a crescente evolução dos custos sobre as receitas da operadora. O Sindicato propôs 7%.

Após longa discussão e impasse em torno do percentual de reajuste, uma vez que a Unimed Ceará demonstrou-se inflexível durante a negociação, o sindicato, não aceitando a proposta abusiva da cooperativa, resolveu que irá judicializar a questão.

Unimed Ceará ameaça romper contrato

Ainda de acordo com os representantes da Unimed Ceará, a possibilidade de rompimento do contrato não está descartada, caso as partes não cheguem a um acordo, ou seja, se o sindicato não concordar com os 25% de reajuste propostos pela operadora de plano de saúde. No caso de judicialização e de não aceitação do reajuste proposto, não haverá nenhuma alteração nos valores praticados atualmente até que a rescisão do contrato aconteça.

Hoje o sindicato irá formalizar comunicação da não aceitação do reajuste abusivo de 25%.

REUNIÃO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA

Diante do impasse com a Unimed Ceará, a diretoria do SindJustiça Ceará reforça a necessidade de todos os servidores participarem das reuniões sobre o tema. A próxima acontecerá nesta terça-feira, 6 de junho, a partir das 14 horas, no subsolo do Palácio da Justiça (TJCE), em frente à subsede do SindJustiça.

A diretoria colegiada do SindJustiça Ceará solicita que todos os filiados usuários da Unimed Ceará manifestem-se sobre o assunto por meio de comentários neste site.