Presidente do TJ-Ce recua no aceite ao acordo para implantar 7 horas corridas em outubro

A Diretoria Colegiada chama toda a categoria a se preparar para a possibilidade de Greve Geral na Justiça cearense, caso não haja avanço na proposta de acordo…

A Presidente do TJ-Ce, Desa. Iracema do Vale, esteve reunida com dirigentes sindicais do Sindjustiça e SindojusCe, para tratar dos motivos pelos quais, não atenderá NENHUM dos pontos da pauta dos servidores. Estiveram representando o Sindjustiça, os Coordenadores Pedro Helker e Walberto Martins. Presentes, ainda, o juiz auxiliar da Presidência, Francisco Luciano Lima Rodrigues, o secretário de Finanças do TJCE (Sefin), Alex Araújo, o secretário de Gestão de Pessoas, Edilson Baltazar, além do Presidente da ACM, o Juiz Antônio Araújo.

Pleitos financeiro dos servidores somente em 2016:

A Presidente do TJCE informou que se compromete em negociar pleitos financeiros no início de 2016. Na ocasião, a Presidente entregou ofícios dirigidos às três entidades presentes, informando sobre a impossibilidade de atendimento em 2015 de pleitos financeiros, ao mesmo tempo em que se compromete em negociar no início de 2016. Até aqui nenhuma novidade.

Sete horas adiada

A Presidente Iracema informou que não se compromete mais com a jornada de 7 horas para o mês de outubro, como havia sido prepactuado em reunião com a diretoria do Sindjustiça ocorrida no mês de junho/15. Segundo a Presidente Iracema, a mudança de postura da Administração deveu-se à possibilidade de haver “pressão” da OAB-CE, principalmente, por conta do período eleitoral porque passa a entidade de advogados.

Disse que os sindicatos de servidores, juízes e o Judiciário como um todo, deveriam estar todos unidos para proteger a Instituição contra ataques e críticas externas. Disse que somente “após” as eleições da entidade, marcadas para novembro, discutiria o pleito.

Os Diretores do Sindicato disseram que não há acordo em aceitar adiamento da implantação da nova jornada em outubro. O Coordenador Jurídico, Pedro Helker, informou aos representantes do TJCe que a diretoria colegiada do Sindjustiça, em reunião com os servidores na próxima AGE do dia 11/08, irá avaliar, a possibilidade de retirada da proposta escrita do acordo, já protocolada ao TJ-Ce.

Em resposta, a Presidente informou que precisava de tempo e de paciência, até porque deveria discutir o tema com os seus pares. Pedro Helker e Walberto Filho lembraram aos presentes que, na reunião de junho/2015, a própria Presidente e seus assessores pediram um prazo de apenas 10 dias para alinharem definitivamente com a proposta de implantação para outubro/15, no entanto, passados mais de 45 dias, o pleito não foi resolvido.

Até a data da assembleia geral, o sindicato continuará buscando convencer os Assessores e a Presidência, de que a jornada de trabalho não compromete um centavo do orçamento, principalmente agora, que a Diretoria do FCB deu parecer administrativo favorável, depois de ouvir opiniões de Juizes daquela unidade.

Proposta da Diretoria Colegiada:

Caso não obtenhamos resposta favorável, até o dia 11/08, pela aceitação da jornada no mês de outubro (de acordo com o PA de nº 8509816-43.2015.8.06.0000), iremos propor a reformulação de toda a pauta reivindicatória. Nesse caso, todos os pleitos com repercussão financeira, voltam a ser inclusos e reivindicados em 2015.

Possibilidade de Greve Geral no Judiciário estadual

A Diretoria Colegiada chama toda a categoria a se preparar para a possibilidade de Greve Geral na Justiça cearense, caso não haja avanço na proposta de acordo.

Aproveitamos para convidar todos e todas para a AGE do dia 11/08, às 10 horas.

Veja a atual proposta de acordo, que está sendo rejeitada pela Presidência do TJ-CE:

1-Implantação da jornada de trabalho, sem redução de vencimento, a partir de outubro/15;

2-Discussão de pleitos financeiros em fevereiro de 2016, exceto: ascensões e isonomia