Sindjustiça acompanha manifestação dos servidores do IFCE pela jornada de 30 horas semanais

O objetivo da mobilização era solicitar uma reunião com o reitor a fim solucionar a questão da carga horária de 30 horas semanais para os servidores ocupantes de cargos técnico-administrativos.

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (SindsIfce), juntamente com os servidores de diversas cidades do estado, realizou uma manifestação, nesta sexta-feira (14/11), em frente à reitoria do Instituto, localizada na Av. Rui Barbosa. O objetivo foi solicitar uma reunião com o reitor a fim solucionar a questão da carga horária de 30 horas semanais para os servidores ocupantes de cargos técnico-administrativos.

Esses trabalhadores já haviam paralisado as atividades em 19 campus ao longo deste mês e tiveram dificuldades em estabelecer diálogo com os gestores. Por ordem do Chefe de Gabinete, Sr. Alexandre Damasceno, não foi permitida a entrada dos sindicalistas e servidores. Porém, a presença da imprensa e de outras entidades, como o Sindjustiça e a CSP-Conlutas, contribuiu para que a categoria atingisse seu objetivo naquele momento. Às 16 horas, os representantes sindicais e servidores foram recebidos pelo Pró-Reitor, Dr. Ivam Holanda, que representou o reitor, Dr. Virgílio Araripe.

Durante a reunião, tanto o Secretário de Política de Pessoal do SindsIfce, David Montenegro, quanto os demais participantes, destacaram que para o bom desempenho de suas atividades, seria imprescindível para os servidores a reformulação da Portaria que restringe o direito à flexibilização da jornada de trabalho. Contudo, o Pró-Reitor afirmou ser impossível fazer essa alteração pela falta de tempo hábil.

Definições

Depois de mais de três horas reunidos, os servidores não conseguiram avanços nas negociações. O que ficou definido foi uma reunião com o Reitor e com representantes do Conselho Superior do IFCE. O vice-reitor firmou o compromisso de dar uma resposta até o dia 17 de novembro.

Os trabalhadores marcaram a realização de uma outra assembleia já no dia 21 de novembro (sexta-feira), a partir das 15h30min, no Campus de Fortaleza. De acordo com o Secretário de Política Sindical, Marcelo Santos, até o presente momento o IFCE não demonstrou interesse real em resolver a demanda laboral da classe.