O SindJustiça Ceará participou, na tarde desta quarta-feira (08), de mais uma reunião de negociação para o reajuste anual da Unimed Fortaleza.
Na ocasião, a diretoria do sindicato fechou com a operadora o reajuste anual em 8,89%, após trabalhar para garantir que o aumento não fosse tão elevado e preservasse os direitos dos servidores. Os novos valores começam a valer em fevereiro, data-base do contrato.
Participaram da reunião os diretores Fatinha Moreira (coordenadora jurídica), Pedro Helker (coordenador de imprensa e divulgação) e José Arimetéa (coordenador de formação política e sindical). Também participou o representante jurídico da entidade sindical, Dr. Eudenes Frota, e as representantes do plano Paola Natalense (Executiva de Relacionamento Corporativo), Mariana Matos (Superintendente de Mercado) e Iracema Nogueira (Coordenadora de Relacionamento Corporativo).
Mesmo com a urgência para fechar a negociação, o SindJustiça Ceará havia encontrado dificuldades em reduzir o percentual exigido pela operadora e tentou até as vésperas do fechamento da folha de janeiro, mas a operadora não estava querendo ceder.
A última proposta apresentada pelo sindicato foi de 8,5%, mas a Unimed não aceitou e elevou o percentual para 8,89%. “A diretoria do sindicato trabalhou intensamente para que o reajuste não fosse tão alto, alcançando o percentual abaixo dos dois dígitos ao final das negociações. O percentual inicial foi substancialmente reduzido após negociação feita pelos diretores do sindicato”, esclarece Pedro Helker.
Lembrando que a proposta inicial da Unimed Fortaleza foi de 15,25%, tendo como base o alto índice de sinistralidade (relação entre custos por acionar o plano e os valores das mensalidades dos beneficiários) dos últimos 12 meses, que chegou a 76,98%.
O índice da Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCMH), que ficou em +13,24%, também foi determinante para que a operadora não quisesse reduzir ainda mais o valor do reajuste.
Com o reajuste, a diretoria do sindicato também orienta para os servidores que são usuários da Unimed Fortaleza e utilizam o auxílio-saúde que, o novo valor deve ser atualizado no Sistema de Solicitação de Auxílio-Saúde (SSAS), através do link: https://ssas.tjce.jus.br/login. Logo que novos os demonstrativos estiverem prontos, o sindicato irá publicar uma matéria orientando os servidores a atualizarem os valores no sistema.
0 Comentários