Além do lançamento, os sindicalistas também participaram de outros eventos da Fenajud, em Brasília
Diretores do SindJustiça Ceará estiveram presentes no lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro – Eleições 2022. O evento ocorreu na última quinta-feira (14), no hotel San Marco, em Brasília.
Representaram o sindicato no evento: Roberto Eudes (coordenador-geral), Iderlandio Morais (coordenador de imprensa e divulgação) e Pedro Helker (coordenador de formação política e sindical).
A plataforma foi desenvolvida pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – (FENAJUFE).
O material lançado é um documento político que visa estimular o voto consciente, em observância às candidaturas que atuam em defesa dos direitos sociais, trabalhistas, ambientais e previdenciários.
No conteúdo, as Federações apresentam reflexões sobre o processo eleitoral, apresentando as diretrizes que deverão ser observadas por cada uma das servidoras e dos servidores dos segmentos que compõem o Poder Judiciário, com o intuito de que escolham candidatas e candidatos comprometidos com a pauta do serviço público nacional.
O documento também foi lançado de forma digital e pode ser acessado através do link a seguir: https://fenajud.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Plataforma-da-classe-trabalhadora-eleicao.pdf
O lançamento também contou com uma palestra de Luiz Dulci, que foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante os oito anos de governo Lula. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, membro de sua primeira Executiva Nacional e um dos responsáveis pelo manifesto de Fundação e o Programa do partido.
MAIS ATIVIDADES EM BRASÍLIA
Além do lançamento da plataforma política, o fim de semana contou com outras atividades realizadas pela Fenajud, que também contaram com a representação do SindJustiça Ceará.
Na sexta-feira (15), foi realizada a reunião do Conselho de Representantes da federação. A mesa principal contou com a participação do coordenador-geral do sindicato, Roberto Eudes, que também é coordenador de finanças da Fenajud.
Na ocasião, houve prestação de contas do primeiro ano da atual gestão da Federação e diversas palestras.
Ainda durante a manhã, o evento contou com a mesa “Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça (terceirização, entre outros elementos)”, que teve como convidado Sadi Rosso, Professor da UnB, Phd e Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.
À tarde, ocorreu a mesa “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. Palestraram neste momento a Deputada Federal Erika Kokay; Antônio Augusto Queiroz, Assessor parlamentar do Sinal, jornalista, consultor e analista político; e Thiago Ávila, ativista dos direitos humanos, com atuação na área da reforma agrária e em defesa dos povos originários.
As atividades da Fenajud finalizaram no sábado (16), com o Coletivo Jurídico da federação, que contou com o tema “Poder Judiciário como instrumento de mudança da desigualdade social” e com o encontro dos advogados dos sindicatos do judiciário estaduais. No evento, a assessoria jurídica do SindJustiça Ceará esteve representada pelo advogado Carlos Eudenes.
0 Comentários