DIRETORES DO SINDJUSTIÇA PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DA PLATAFORMA POLÍTICA DOS TRABALHADORES DO SISTEMA DE JUSTIÇA

Notícias

Além do lançamento, os sindicalistas também participaram de outros eventos da Fenajud, em Brasília

Diretores do SindJustiça Ceará estiveram presentes no lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro – Eleições 2022. O evento ocorreu na última quinta-feira (14), no hotel San Marco, em Brasília.

Representaram o sindicato no evento: Roberto Eudes (coordenador-geral), Iderlandio Morais (coordenador de imprensa e divulgação) e Pedro Helker (coordenador de formação política e sindical).

A plataforma foi desenvolvida pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – (FENAJUFE).

O material lançado é um documento político que visa estimular o voto consciente, em observância às candidaturas que atuam em defesa dos direitos sociais, trabalhistas, ambientais e previdenciários.

No conteúdo, as Federações apresentam reflexões sobre o processo eleitoral, apresentando as diretrizes que deverão ser observadas por cada uma das servidoras e dos servidores dos segmentos que compõem o Poder Judiciário, com o intuito de que escolham candidatas e candidatos comprometidos com a pauta do serviço público nacional.

O documento também foi lançado de forma digital e pode ser acessado através do link a seguir: https://fenajud.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Plataforma-da-classe-trabalhadora-eleicao.pdf 

O lançamento também contou com uma palestra de Luiz Dulci, que foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante os oito anos de governo Lula. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, membro de sua primeira Executiva Nacional e um dos responsáveis pelo manifesto de Fundação e o Programa do partido.

MAIS ATIVIDADES EM BRASÍLIA

Além do lançamento da plataforma política, o fim de semana contou com outras atividades realizadas pela Fenajud, que também contaram com a representação do SindJustiça Ceará.

Na sexta-feira (15), foi realizada a reunião do Conselho de Representantes da federação. A mesa principal contou com a participação do coordenador-geral do sindicato, Roberto Eudes, que também é coordenador de finanças da Fenajud.

Na ocasião, houve prestação de contas do primeiro ano da atual gestão da Federação e diversas palestras.

Ainda durante a manhã, o evento contou com a mesa “Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça (terceirização, entre outros elementos)”, que teve como convidado Sadi Rosso, Professor da UnB, Phd e Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

À tarde, ocorreu a mesa “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. Palestraram neste momento a Deputada Federal Erika Kokay; Antônio Augusto Queiroz, Assessor parlamentar do Sinal, jornalista, consultor e analista político; e Thiago Ávila, ativista dos direitos humanos, com atuação na área da reforma agrária e em defesa dos povos originários.

As atividades da Fenajud finalizaram no sábado (16), com o Coletivo Jurídico da federação, que contou com o tema “Poder Judiciário como instrumento de mudança da desigualdade social” e com o encontro dos advogados dos sindicatos do judiciário estaduais. No evento, a assessoria jurídica do SindJustiça Ceará esteve representada pelo advogado Carlos Eudenes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!