Na noite de ontem (04/11), os diretores do SindJustiça Ceará, Pedro Helker (Coordenador de Formação Política) e Edmar Duarte (Coordenador de Aposentados) foram entrevistados por estudantes da Unific (Faculdades Integradas do Ceará). Solicitada pela coordenação do curso de Direito da instituição, a entrevista teve como eixo “A efetivação do acesso à justiça da população vulnerável: A extinção das comarcas no interior do Ceará e a criação de comarcas sub vinculadas”, conteúdo inscrito na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
A partir de cinco questões geradoras, a entrevista abordou temas relacionados à extinção de comarcas, bem como a resolução que transformou dezenas de comarcas do interior do Ceará em unidades vinculadas e o impacto da determinação do direito ao acesso à justiça.
Remontando todo o contexto que envolveu a aprovação da Lei de Organização Judiciária do Estado do Ceará nº 16.397 e da Resolução nº 05/2019, do Tribunal Pleno (clique aqui para ver matéria sobre o assunto), os dirigentes sindicais apresentaram a posição da entidade representativa dos servidores, crítica à aprovação, ressaltando o conjunto de ações realizadas para minimizar o impacto das medidas empreendidas pela administração do Tribunal de Justiça.
Mobilizações, contato com vereadores e outras autoridades públicas dos municípios diretamente atingidos, diálogo com advogados e, produção de documentário sobre o assunto, divulgação dos prejuízos decorrente das medidas junto à população, foram apenas alguns exemplos dados pelos diretores do SindJustiça Ceará, que desde o primeiro momento apontava para as consequências negativas da resolução. Além disso, o sindicato fez um árduo trabalho na Assembleia Legislativa, reunindo com parlamentares e apresentando um estudo de impacto da resolução, produzido pela própria entidade sindical.
A entrevista seguiu com a realização de uma série de perguntas dirigidas aos diretores do SindJustiça Ceará, que prontamente foram dirimidas. O sucesso do momento foi expresso por meio dos diversos agradecimentos à entidade sindical e aos diretores, tanto por parte do professor da disciplina como pelos estudantes.
Com o momento, o SindJustiça Ceará, mais uma vez, estreita seus vínculos com a sociedade, demonstrando que papel de uma entidade sindical não se restringe única e exclusivamente às pautas específicas da categoria, além de tudo, mas soma-se ao trabalho social, de diálogo com as mais variadas organizações sociais.
0 Comentários